O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2007. Durante a semana da data, de 21 a 27 de março, as vendas caíram 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (30 de março a 05 de abril). No final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), houve queda de 9,9% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (03 a 05 de abril).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana da Páscoa caíram 11,6% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, que coloca o desemprego em trajetória de elevação, e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o movimento varejista durante a data comemorativa da páscoa deste ano.
Evolução histórica das vendas na semana da Páscoa no Brasil
2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 |
-9,6% | 0,0% | 1,6% | 6,6% | 5,6% | 9,1% | 7,0% | 1,3% | 10,5% | 6,4% |