Varejo tem retomada no último mês de 2015

As vendas do setor supermercadista acumularam queda de -1,90% de janeiro a dezembro de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Em dezembro, as vendas em valores reais – deflacionadas pelo IPCA/IBGE, apresentaram alta de 24,17% na comparação com novembro.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 25,37% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a dezembro de 2014, alta de 5,81%. No acumulado do ano, registraram alta de 6,95%.

“Apesar de todos os esforços do setor supermercadista e da indústria, o resultado negativo de vendas no ano passado é reflexo do aumento do desemprego e da diminuição da massa salarial, ocorridos principalmente no segundo semestre de 2015. O cenário econômico do Brasil continua desafiador e, portanto, inicialmente nossa previsão para o ano é de que as vendas continuem negativas (-1,80%), destaca o vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan. “Mas 2016 está apenas começando e o setor supermercadista continuará a trabalhar diversas oportunidades para incentivar as vendas e impulsionar o consumo, junto com nossos parceiros da indústria e da distribuição”, afirma Milan.

abrasaumentoconsumodadoseconomiainformacaomercadoquedavalorvarejovenda
Comentários (0)
Adicionar Comentário