Starbucks Reserve: lojas maiores para oferecer mais experiências aos clientes

Por Fernando Ranschburg, diretor de Novos Negócios da RDS – Sell Out Expert – cobertura especial do NRF para o Portal Newtrade

A necessidade de oferecer experiências aos clientes está levando o varejo a aumentar o tamanho das lojas. Essa tendência tem sido bastante explorada aqui na NRF 2019 e eu pude constatar o exemplo prático ao visitar a Starbucks Reserve Rostery, inaugurada em Nova York, em dezembro passado. O espaço é, sem dúvida, mais do que um lugar para se comprar café. Em dois mil metros quadrados de área, o consumidor pode contemplar e desfrutar de uma experiência imersiva no processo de elaboração do café premium da Starbucks, o Reserve.

Essa é a quarta unidade neste formato no mundo e tudo é extremamente diferente das demais lojas espalhadas globalmente. Trata-se de um formato que pode ser muito bem nomeado como o “parque temático dos cafés”. Além das bebidas e comidas disponíveis, o ambiente contribui para uma experiência de marca bastante prazerosa. Com três andares, o estabelecimento é todo de madeira e tem janelas indo do chão ao teto. Certa vez, assisti uma palestra de Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, em que ele dizia desejar implantar um modelo similar aqui no Brasil. Na loja de Nova York tudo leva o consumidor a virar fã da marca.  

A sonorização do ambiente foi um dos atributos que mais me chamou a atenção. A programação musical, sem exibição de spots, parece abraçar as pessoas e as conecta com a marca, proporcionando uma vivência totalmente diferenciada e incrementando as possibilidades de consumo.

Se as lojas convencionais da Starbucks já propiciam um ambiente agradável para o cliente tomar sua bebida preferida e bater papo por longas horas, imagino o sucesso que a Starbucks Reserve Rostary faria no Brasil.

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