Riachuelo e Renner aceleram expansão em ano difícil

Duas das maiores varejistas do setor brasileiro de vestuário aceleraram a abertura de lojas no segundo trimestre do ano. A Riachuelo chegou em julho a um total de 271 unidades — 14 a mais em relação ao fim do ano passado, enquanto a Renner acrescentou dez lojas a sua base, saltando de 248, no quarto trimestre de 2014, para 258 em junho. A maioria dessas inaugurações aconteceu entre abril e junho. A expansão, ainda que tímida, contrasta com o encolhimento das redes de dois outros peso pesados do setor varejista de vestuário, Marisa e Hering.
Em 8 de maio, a Marisa anunciou a inauguração de uma nova loja em Manaus — na época, contabilizava 414 unidades, contra 416 no fim de 2014, de acordo com dados disponíveis no site da empresa. A Hering apresentou pequena retração no primeiro trimestre de 2015, na comparação com os três últimos meses do ano passado: passou de 827 unidades para 825. Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo), mais que o desemprego em alta, o que vem afetando o consumo nos últimos meses é o temor da perda do emprego. O juro médio praticado pelo comércio é outro fator que tem assustado os consumidores em potencial.  Mesmo assim, o cenário econômico atual é visto pela Renner como oportunidade para conquista de mercado. “A Lojas Renner desenvolveu um planejamento de longo prazo e tem como horizonte o ano de 2021, quando pretende chegar a 833 lojas em todo o Brasil, das quais 408 unidades da Renner, 125 da Camicado e 300 da Youcom”, afirma Laurence Gomes Beltrão, CFO da Renner.
Para este ano, a projeção da companhia é chegar a 273 lojas distribuídas pelo país, informa o diretor financeiro. Esse total representa um crescimento de 10% em relação a 2014. Para atingir a meta, a empresa terá de acelerar o ritmo de inaugurações no segundo semestre. Nos primeiros três meses do ano, apenas uma nova loja da rede foi aberta, conforme indica o relatório de resultados do primeiro trimestre. Outras nove abriram as portas entre abril e junho. Já a Riachuelo inaugurou três lojas no primeiro trimestre deste ano e outras 11 até julho, segundo informação publicada no site de RI da varejista. Em linha com essa estratégia de expansão, a Renner planeja inaugurar este ano — além de 25 lojas com sua marca — dez unidades da Camicado e outras dez YouCom. Juntamente com o novo centro de distribuição e outros projetos de tecnologia da informação, as novas lojas totalizam um investimento de R$ 550 milhões.
2015expansaoheringlojasmarisarennerriachueloroupasvarejovendasVendas
Comentários (0)
Adicionar Comentário