As demandas mais recorrentes foram: atraso ou não entrega (174 reclamações, 25% do total); pedido cancelado após a finalização da compra (162 reclamações, 23% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (79 ou 11%); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (77 ou 11%); e produto ou serviço indisponível (75 ou 11%).
Nas redes sociais, o Procon-SP teve 457 consultas e pedidos de orientação sobre o tema.
Black Friday de 2020
No mesmo período e horário do ano passado, o Procon-SP havia registrado um total de 1.107 atendimentos (726 reclamações e 381 consultas e orientações nas redes sociais) relacionadas à data promocional.
“Neste ano, o número de reclamações manteve-se estável, com leve aumento de 3%. Muitos consumidores consultaram o Procon-SP, o que demonstra que as pessoas estão mais cautelosas antes de fechar suas compras e se precavendo de eventuais golpes”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “Com o consumidor fazendo mais pesquisa, consultando a credibilidade do site, a reputação da empresa, prestando atenção ao preço total oferecido, acrescido à cobrança de frete, de encargos etc. as reclamações se reduzem aos problemas mais corriqueiros, como atraso e cancelamento do pedido. O balanço geral é positivo”, conclui.