Pesquisa: O que o brasileiro quer encontrar no ponto de venda

A busca por ações promocionais, melhores preços e inovação são as principais características que marca o comportamento do consumidor no momento da compra. O estudo Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, especialista mundial em conhecimento do consumidor através de painéis de consumo contínuos, aponta que 42% dos brasileiros buscam novidades e provam produtos novos quando vão ao ponto de venda.

O estudo mostra ainda que 74% dos consumidores sempre compram produtos em oferta e promoção e 61% da população brasileira compara preços entre lojas e produtos, o que destaca a preocupação com o orçamento mensal. “O consumidor está mais atento e sabe que existe uma concorrência forte de preços entre as marcas”, explica Christine Pereira, diretora Comercial da Kantar Worldpanel.

Praticidade e tendência
Com quase 7 milhões de brasileiros que moram sozinhos (IBGE), quem tem se destacado é o mercado de congelados. Em busca de rapidez e praticidade, os pratos congelados já compõem a mesa da maioria dos consumidores. De acordo com o estudo Consumer Watch Express Shopper, o Brasil é o país que mais consome pratos congelados na América Latina. Esses produtos são opção de 61% dos compradores, enquanto a média latina representa apenas 33%. “São consumidores atentos às novidades nas prateleiras. Isso mostra que o mercado ainda tem muitas oportunidades nesse segmento”, afirma Christine.

O estudo
O Consumer Watch Express Shopper é um estudo realizado na América Latina há nove anos, com 6.400 consumidores das cidades que marcam tendências. A pesquisa relata as principais preocupações, anseios, ânimos, tendências, comportamentos e necessidades do shopper. Participam do estudo os países: Argentina, Chile, México, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela e América Central. No Brasil, é realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

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