Exclusivo: Norte e Nordeste lideram o consumo de produtos de limpeza

Sabão em pedra, detergente líquido para louça, inseticida, água sanitária, vassoura, alvejante sem cloro, esponja de aço, esponja sintética, cera para assoalho, multiuso e purificador de ar. Com tanto produto assim, arranjar espaço na gondola para ter um mix de produtos de limpeza adequado deve ser algo planejado, além de atender as preferencias do cliente. Para facilitar o estudo, a Kantar Wordpanel traçou o perfil dos consumidores do mercado de limpeza que é formado, em sua maioria, por donas de casa com idade superior a 50 anos. A Classe C se destaca no valor gasto com produtos desse segmento e o Norte e Nordeste lideram o ranking das regiões brasileiras de maior consumo. Já, as famílias compostas por três ou quatro pessoas, representam 49% do grupo que mais gasta com a cesta. Os dados da empresa especializada em pesquisas de mercado também apontam que o gasto médio em itens para limpeza por domicílio é de 300 reais ao ano.

“Ele tem pouco espaço, isso é fato. Mas o varejista precisa trabalhar com todas essas categorias e o que a gente precisa passar para ele é que, se ele tem pouco espaço, tem de escolher o produto que o consumidor é fiel”, explica Robinson Formigon, gerente de Trade Marketing da Ypê. O executivo ressalta que, em cada categoria, é interessante ter duas marcas de valor competitivo e uma de valor agregado, pois, muitas vezes, a consumidora precisa repor o produto ás pressas e a opção mais em conta será a mais conveniente.

Apesar de citar o exemplo acima, o executivo lembra o diferencial de atendimento do pequeno varejo que se destaca perante a concorrência dos grandes supermercados. “Não pensamos no modelo de um a quatro caixas só como o momento de conveniência”, lembra Formigon. Com exclusividade à Revista Abastecimento, o gerente de trade marketing da Ypê, revela que a empresa planeja ter uma equipe de atendimento direto aos pontos de venda menores. “Temos um estudo que deve ser posto em prática futuramente. Pensamos em contratar uma empresa que cative o varejo. Por enquanto, contamos com a parceria dos distribuidores”. O recente lançamento da empresa é a extensão da linha Perfex, na categoria de esponja sintética, somando aos panos de limpeza já tradicionais da marca.

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