Nielsen divulga nova pesquisa sobre perfil do consumidor no varejo

O cenário econômico de incertezas mudou o comportamento de consumo dos brasileiros neste último trimestre. O endividamento, a alta inflacionária fez com os consumidores diminuíssem em 5,6% a ida ao supermercado. Isso é o que mostra o estudo do terceiro trimestre da Nielsen, provedora global de informações e insights sobre o que o consumidor assiste e compra.

“Agora o consumidor tem de fazer suas escolhas para sustentar o bem-estar conquistado”, diz Priscila Nahas, analista de mercado da Nielsen. “Principalmente quando falamos da Classe C, considerada o motor do consumo até o ano passado”, explica. “Tanto que a classe AB foi a responsável por impulsionar o consumo contribuindo com 67,8% dos gastos em todos os canais no terceiro trimestre”.

E com a desaceleração do consumo, há um grande desafio para o varejo e para indústria, pois a perspectiva de vendas não é tão boa. Em janeiro, o volume de vendas cresceu 7,1% na comparação anual. No acumulado até agosto, o índice ficou em 5,2%, e a previsão da Nielsen é que termine o ano em 3,4% com margem de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Os números ainda ficaram positivos porque houve um verão bem intenso o que elevou a venda de algumas categorias como cerveja, sorvete e protetor solar. Além disso, a Copa do Mundo trouxe resultados positivos, mas concentrados em poucos mercados.

Um outro dado interessante é que a cesta de alimentos perecíveis, auditados pela Nielsen, foi a que mais cresceu até o terceiro trimestre de 2014. “Pode ser um indício das pessoas diminuírem as refeições fora do lar”, explica Priscila. 

 

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