Natura inaugura sua primeira loja no Nordeste

A Natura inaugura na sexta-feira (10) sua primeira loja no Nordeste. Com isso, o número de pontos de venda físicos da empresa no Brasil passa para 38, em 10 estados. A loja será inaugurada no Shopping Barra, em Salvador. Ela faz parte do plano de expansão da empresa, que até o final do segundo trimestre pretende abrir mais 8 lojas (número que, no entanto, ainda pode mudar).

A empresa não divulga os estados que devem receber as próximas lojas. “Estamos priorizando a nossa chegada ao Nordeste, mas com planejamento de expansão com outras oportunidades”, diz Paula Andrade, diretora de varejo da Natura.

Com a inauguração da loja em Salvador, a única região em que a empresa não possui uma loja física é o Norte. “Faz parte dos nossos planos, com certeza”, diz Andrade. “Primeiro por conta da extração dos ativos que compõem os produtos da Natura, e pelas comunidades. E porque, obviamente, temos uma fábrica em Benevides (PA). Faz todo o sentido estarmos lá.”

No primeiro trimestre de 2019, as vendas na Natura no Brasil totalizaram cerca de R$ 1,15 bilhão. A empresa não divulga a divisão dos resultados por região. O número representa uma redução de 1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No comunicado em que divulgou o resultado, no dia 2 de maio, a empresa creditou a redução ao enfraquecimento do mercado interno.

Mas Andrade diz que, apesar do cenário da economia, o plano é continuar levando a diante o plano de expansão. “O varejo é vital para o futuro da marca. Falar que pararíamos o investimento agora seria o mesmo que diminuir o investimento no futuro da Natura”, diz.

Lojas físicas e consultoras

Apesar da expansão do número de lojas, a Natura diz que a venda por consultoria segue sendo seu principal canal. “A venda direta é o canal mais importante por se tratar do canal de relações. O canal do varejo veio para complementar a venda direta”, diz Andrade. “Nos locais onde abrimos lojas próprias não houve canibalização da consultoria, pelo contrário.”

A diretora diz que as lojas físicas são voltadas “ao cliente principalmente das classes A e B, jovens que não usa o canal de venda direta”. No primeiro trimestre de 2019, o número de consultoras da Natura diminuiu 2% na comparação com o ano anterior, para 1,1 milhão, mas a quantidade de itens vendidos no Brasil subiu 0,8%.

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