Na média, gasto total do brasileiro na Páscoa foi de R$ 106

Sondagem realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 4 em cada 10 brasileiros (41,9%) compraram chocolates para comemorar o feriado até a véspera do domingo de Páscoa. Neste ano, os itens mais procurados foram os ovos de chocolate, citados por 66,4% dos consumidores que realizaram alguma compra para a Páscoa. Com percentual bastante próximo ficaram os bombons (44,1%) e as barras de chocolate, com 63,3% de menções. A colomba pascal (8,4%) e os ursos de pelúcia (2,3%) completam a lista de produtos mais comprados.Segundo a pesquisa, 37,8% dos entrevistados disseram que diminuíram o valor dos gastos na comparação com o ano passado, seja por conta do desemprego, por estarem mais endividados ou por redução salarial. Outros 28,3% dos entrevistados afirmaram gastar mais do que na Páscoa de 2015 devido à percepção de aumento nos preços do chocolate. Na média, o gasto total do brasileiro foi de R$ 106. A pesquisa leva em conta tanto os consumidores que já haviam comprado presentes antes da Páscoa como os que deixaram para comprar de última hora.

Em dinheiro e à vista
Quanto aos locais de compra, os supermercados (58,9%) lideraram com folga, bem à frente do shopping center (24,0%) e das lojas de rua (20,1%). A pesquisa mostra também que o pagamento dos ovos e chocolates à vista em dinheiro destaca-se como a principal modalidade utilizada pelos consumidores (52,2%), posicionando-se à frente do cartão de crédito a vista (21,8%) e do cartão de crédito parcelado (8,8%).

“O dado está coerente com o atual momento econômico, em que as pessoas se veem obrigadas a cortar despesas para driblar a inflação e também estão menos seguras em seus empregos. Por isso o ideal é evitar o abuso de parcelamentos e realizar todos os pagamentos a vista”, orienta o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli.

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