Mais enxutas, operações de quiosques crescem no País

Os quiosques vêm chamando a atenção de empreendedores por serem uma operação de menor custo e aproveitarem um momento propício para as compras convencionais e por impulso no País, com o aumento de renda da população.

Eles estão entre os modelos que vêm sendo monitorados pela associação do setor de franquias em um período de custos maiores para as redes. É por meio do formato que as redes encontram mais espaço para crescer e até um modelo inicial para desenvolverem o negócio.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 16,50% do total de quiosques no País estão concentrados no Estado de São Paulo, mercado que registra os aluguéis mais caros. O território paulista é seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,90% do total de unidades; Curitiba tem 2,60%, e Belo Horizonte, 2,50%.

Em relação ao total de unidades das franquias, contudo, os quiosques ainda são uma porção pequena. As redes que possuem lojas e complementam a operação com eles faturaram R$ 2,67 bilhões em 2012, ou seja, 2,6% do total do setor de franquias. Eles são 11,50% do número de redes e 5,3% do total de unidades.

Já as redes que têm apenas quiosques faturaram R$ 103 milhões no ano passado, pois correspondem a apenas 1,20% do total das redes e 0,4% do total de unidades de franquias, sejam lojas ou quiosques.

Somente a partir do ano que vem será possível verificar se a participação do modelo cresce nas redes. Mas a tendência é de que isso aconteça, aponta o gerente de relacionamento da ABF, Rogério Feijó.

As franquias O Boticário são um exemplo. Neste ano, já foram inaugurados 16 quiosques, 17% do total de pontos de vendas. De 2011 para 2013, foram 54 novas unidades.

A rede investe no formato mirando uma vantagem em relação às lojas tradicionais: a localização. “Como demanda um espaço menor, é possível instalá-lo em um local de boa visualização e maior tráfego”, conta Osvaldo Moscon, diretor de desenvolvimento de canais e franchising da marca.

O quiosque também é uma oportunidade da marca entrar em cidade de pequeno porte, que não tem potencial de consumo para receber uma loja.

Hoje, 76% dos quiosques de O Boticário estão presentes em hipermercados, 14% em shoppings, 6% em galerias e 4% em aeroporto, terminais e outras localidades.

Líderes

Entre as maiores operações de quiosques, tanto em termos de faturamento como de número de unidades, estão as redes de fast food Mc Donald´s e Bob´s, seguidas por Boticário e Ambev, com seu Quiosque Chopp Brahma, e Chilli Beans. Na lista, figuram também duas redes que têm somente quiosques: Nutty Bavarian e Touch Watches; e outra grande marca, a Havaianas.

crescemdeenxutasmaisnooperacoespaisquiosques
Comentários (0)
Adicionar Comentário