Lições do esporte contribuem com supermercados durante pandemia

O momento de pandemia em que vivemos gera incertezas nos supermercados. Uma metáfora que representa o cenário atual é, segundo Suzy Fleury, mestre em Psicologia do Esporte e especialista em Psicologia Cognitiva, uma travessia de veleiro. “Estamos enfrentando um mau tempo e não podemos controlar os ventos, mas sim unir a tripulação e ajustar as velas para chegarmos o mais longe possível”, disse durante o Webinar “Superação frente à COVID-19”, feito pela APAS.

Baseado no conceito de uma travessia de superação, a especialista avalia os seguintes aspectos: momento atual; como lidar com o medo; busca pelo bem-estar; e como organizar a vida pessoal e profissional neste novo cenário. De acordo com a especialista, existem três objetivos principais: “Tudo que é novo liga um alerta em nosso cérebro e ele tem um mecanismo que aumenta o problema e subestima nossa capacidade de resolvê-los. Tomar uma decisão agora tem que ser de forma tranquila”, afirmou.

Importância das lojas

Outro fator que influencia o bem-estar das pessoas durante a pandemia é exercitar qualidades, forças e virtudes. “No Brasil, a criatividade das pessoas aflora e vemos isso no supermercado. Cada um busca um material para lidar com a pandemia e é preciso entender como elas estão vivendo mesmo tendo que ir à loja com estado emocional alterado. Quando enfrentamos medo com aceitação, temos mais calma, serenidade e mente aberta para ver o que está ao nosso alcance”, contou a mestre em Psicologia e especialista em Psicologia Cognitiva.

A melhor forma de enfrentar a situação atual é saber que toda crise termina e, segundo Suzy Fleury, não será a última, mas é única porque tem componentes diferentes que levam a incertezas. Assim como no esporte, os supermercadistas devem regular a forma de pensar e ter sempre o foco em ganhar a partida. “A conexão social é um indicador de sucesso. Já teve uma loja onde os colaboradores pararam por um minuto e cantaram uma música em coro. É importante desenhar a jornada do cliente no estabelecimento para que ele perceba há ali cuidado para que ele saia da loja com uma experiência favorável”, completou.

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