O estudo GfK Consumer Life 2021, mostra que os problemas relacionados às mudanças climáticas, aquecimento global e poluição estão entre as preocupações dos brasileiros, mas não entre os mais jovens. A pauta ambiental segue forte entre os Millennials, mas perde força na geração Z, e os consumidores gostariam de mais acesso a produtos verdes, mas se deparam com preços altos, optando, assim, pelos produtos tradicionais.
O levantamento indica que a população espera que as empresas assumam uma parcela maior de responsabilidade dentro do tema e que também seja feito um esforço educacional mais amplo.
Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina explica que no Brasil, há um interesse genuíno em preservar o meio ambiente, mas os consumidores nem sempre sabem quais ações podem tomar. “Isso impacta diretamente nas empresas que fornecem produtos verdes e contam com um trabalho efetivo de preservação do meio ambiente, afinal, se não há informação e se o custo não está dentro da realidade do consumidor, cai o engajamento desse setor.”
5 pontos que para serem pensados sobre a sustentabilidade
- Tornar as empresas mais responsáveis na agenda sustentável (83.2%)
- Melhorar a educação e informação de como ser mais sustentável (65.8%)
- Produtos e/ou serviços sustentáveis adequados para renda do brasileiro (51.4%)
- Melhorar a qualidade dos produtos sustentáveis (32.9%)
- Cobrar governo e órgãos públicos mais responsabilidade quanto às iniciativas ecológicas (32.8%)
O GfK Consumer Life 2021 chama atenção para o fato de que os Millennials – pessoas nascidas entre 1980 e 1997 – são os que mais se preocupam com as causas ambientais, com 49%, enquanto a geração Z – nascidos a partir de 1998 – soma apenas 26.1% da pesquisa.
“Este é um dado muito importante, já que é a geração Z que, possivelmente, sentirá mais impacto perante os problemas ambientais e se nós quisermos tornar a sociedade mais responsável e autossustentável, é necessário inserir o jovem nessa discussão, entender quais são suas preocupações, suas sugestões e como as organizações podem conversar com essas pessoas. Esse trabalho começa desde iniciativas em pequenas comunidades até em programas internacionais, fortalecendo a causa”, conclui Felipe Mendes.
As mudanças convivem junto com a necessidade de impulsionar a inovação em ações direcionadas, produtos e serviços ecologicamente sustentáveis, e é claro, a comunicação entre consumidor e empresa. Por mais que haja iniciativas que impulsionam transformações sustentáveis, ainda há longo caminho a ser percorrido.
Neste momento, a GfK se torna uma grande aliada das empresas para que continuem relevantes e através de inovação, desde que seja de maneira informada, estratégica e inteligente.
GfK Consumer Life é o estudo com mais experiência e cobertura geográfica, com informações anuais, levantadas desde 1997, em 31 mercados de todas as regiões: Ásia-Pacífico, América do Norte, Europa Central e América Latina. As informações desse estudo foram adquiridas em mais de 36.500 entrevistas realizadas globalmente em painéis online com usuários com mais de 15 anos.