Consumidores têm dificuldade em identificar sustentabilidade nas marcas

Preocupações ambientais de empresas e consumidores têm influenciado cada vez mais como os produtos são produzidos, embalados e, principalmente, escolhidos pelos shoppers. No estudo “Who Cares, Who Does”, a Kantar concluiu que apesar de se preocupar com o assunto, 48% das pessoas no mundo acreditam que a responsabilidade de limitar o desperdício de plástico é dos fabricantes, enquanto no Brasil esse número chega a 53%. Ainda de acordo com os brasileiros, 21% acreditam ser responsabilidade do governo limitar esse material, 15% apontam os próprios consumidores como responsáveis e 8% o atribuem ao varejo.

Na percepção do consumidor, 87% das marcas e 91% dos varejistas não estão trabalhando de forma satisfatória para reduzir o impacto do material plástico no meio ambiente. Por isso, os shoppers têm dificuldade em relacionar marcas aos cuidados ambientais e apenas 13% dos brasileiros conseguem citar uma marca que seja referência positiva em relação à sustentabilidade. Entre os varejistas, o índice é ainda menor: 9%.

Globalmente, dentre as principais medidas de melhorias sugeridas pelos consumidores estão o uso de embalagens alternativas ao plástico (44%), embalagens 100% reutilizáveis (44%) e redução da quantidade de plástico nas embalagens (42%). Além disso, 79% acreditam na redução ou eliminação do plástico para embalar produtos frescos e 62% gostariam de ver mais pacotes totalmente recicláveis ou biodegradáveis nos pontos de venda.

Ao lado destas preocupações e do posicionamento em relação às marcas, a América Latina e a Ásia são as regiões em que individualmente as pessoas menos trabalham por mudanças ambientais. “Esta lacuna entre o comportamento de compra dos consumidores, seus desejos por mudanças e suas ações foi identificada no estudo como green gap”, explica Manuela Bastian, Diretora de Expert Solutions da Kantar.

O estudo também dividiu os consumidores em quatro categorias: os Eco Actives, que inserem na sua rotina cuidados para reduzir o uso do plástico; os Eco Believers, que reconhecem a importância do assunto e tomam pequenas ações; Eco Considerers, que consideram a má utilização do plástico como um hot topic, mas não possuem senso de urgência em torno desse assunto; e os Eco Dismissers, que não acreditam que o plástico seja um problema grave e possuem pouco ou nenhum interesse nos desafios ambientais. No Brasil, apenas 6% são considerados Eco Actives e 4% Eco Believers, enquanto 18% são Eco Considerers e 72% Eco Dismissers. Globalmente, estes números são, respectivamente, de 16%, 14%, 22% e 49%.

De forma geral, mudança climática, desperdício de plástico e poluição das águas são as principais preocupações dos consumidores no mundo todo. Na América Latina, o top 3 é diferente e passa pela preocupação com poluição, falta e desperdício de água. Além disso, na região, 68% estão apreensivos com a presença de plástico nas águas, 64% com o risco que ele causa aos animais marinhos, 61% à poluição do ar e 59% à destruição da natureza.

7newsconsumidorconsumomarcasplasticoSustentabilidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário