Consumidores preferem realizar suas compras online no site ou app do próprio supermercado

Uma pesquisa feita pela VipCommerce em parceria com o e-Commerce Brasil mostrou um panorama das compras em supermercados online atualmente. Pelo menos 75% dos respondentes afirmaram realizar compras em supermercados online, com frequências variadas:

  • 26% a cada 15 dias;
  • 21% compraram apenas 1 ou 2 vezes até agora;
  • 15% uma vez por mês;
  • 11% 2 ou mais vezes por semana
  • 44% dos consumidores dizem ter feito compras online para abastecimento da casa na última semana. 36% nas últimas 24 horas. 14% fizeram compras no último mês.
Entrega agendada

Para os respondentes que abastecem suas casas de forma digital, 63% preferem usar uma entrega agendada.

Já para 28%, a melhor alternativa é a entrega expressa (em até duas horas), enquanto 9% preferem retirar na loja.

Como comprar

Quando questionados sobre os principais formas usadas para fazer as compras de supermercado online, 55% afirmaram que usam o aplicativo ou o site do próprio supermercado de preferência para realizar as compras.

Outros 45% preferem optar por algum tipo de marketplace (Rappi, iFood, James, Americanas.com etc).

Por que comprar

Podendo assinalar mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre o que os leva a decidir pela compra ao realizá-la em supermercados online.

  • 66% comentaram o valor do frete;
  • 60% promoções;
  • 59% entrega de todos os itens (sem trocas ou cancelamentos depois do pedido fechado);
  • 58% o tempo da entrega;
  • 54% variedade de produtos;
  • 39% qualidade das informações sobre os produtos;
  • 25% diversidade nas opções de entrega (clique e retire, entrega expressa, tradicional);
  • 16% possibilidade de cashback
Perfil do consumidor

A parte mais significativa dos consumidores de supermercados online está na faixa dos 30 a 39 anos (38% dos respondentes).

O público de 19 a 29 anos é responsável por 23% das vendas, enquanto de 40 a 49 são responsáveis por 21%.

Apenas 13% dos respondentes tem entre 50 e 59 anos e 4% acima dos 60 anos.

O público feminino também é maioria, mas a dianteira é pequena: 52% são mulheres.

Além disso, 48% dos consumidores se identificaram como casados, 31% estão solteiros e 13% estão em uma união estável. 7% são divorciados.

A maior parte dos consumidores, inclusive, dispõe de um veículo próprio para realizar as compras (caso não comprassem online): 69% tem um carro. Além disso, 21% usam aplicativos de transporte (como Uber e 99).

 

 

 

 

 

 

 

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