Mesmo com a alta da inflação em 2013, os brasileiros vêm consumindo cada vez mais. Apesar de diminuírem a ida ao ponto de venda em três vezes, registraram um aumento de 3% em volume consumido e 9% no preço médio, segundo dados do estudo Consumer Insights da Kantar Worldpanel.
Esse resultado continua a ser impulsionado pelo maior acesso a renda da Classe C, grande responsável pelo crescimento do consumo no país, que no último ano registrou um aumento de 6% em volume e 8% no preço médio. Mesmo com menos dinheiro no bolso, esse consumidor continua comprando produtos sofisticados, de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão. É o resultado do equilíbrio entre ir menos ao ponto de venda e tentar manter os melhores produtos na cesta de compras, garantindo o consumo de itens que já foram conquistados.
Contudo, se em 2012 a classe D/E puxou o consumo do país para cima, em 2013 o comportamento de compra desse consumidor, mais sensível ao aumento dos preços, tem sido o oposto. No último ano foi possível observar que a Classe D/E registrou uma queda de 1% em volume consumido, mas deixou de ir ao ponto de venda em média cinco vezes.
Apesar da retração do consumo, o número de itens comprados por viagem aumentou para 9% em comparação ao ano anterior, mas, ainda sim, existem alguns produtos como queijo, ketchup, cervejas, sobremesa pronta e suco pronto para beber que ainda precisam ser conquistados por esta classe. Já na Classe AB, o volume consumido, comparado ao ano anterior, , mostrou um crescimento de 2% e a ida ao ponto de venda diminuiu apenas em uma vez.