Como oferecer mix adequado para o Dia das Mães

Manter o estoque organizado e com os produtos que atendam a demanda de datas sazonais, como o Dia das Mães, não é tarefa fácil. Denize Sarmiento, gerente de Operações e Novos Negócios da WCA Inteligência de Negócio, lista cinco dicas fundamentais para não errar por excesso e nem por falta de produtos. Confira:
1. Demanda calculada: é importante estimar quanto será vendido de cada produto, dessa forma evita-se um gasto desnecessário com produtos que podem encalhar. Conhecer o histórico de vendas da loja é decisivo neste caso, pois comparando o comportamento ano a ano, o empresário pode prever, aproximadamente, de que forma os consumidores irão comprar.
2. Qualidade na entrega: não escolha seus fornecedores apenas pelo preço, flexibilidade e tempo de entrega são fatores mais importantes para essa época do ano. “Dessa maneira, o empresário não corre o risco de ficar desabastecido, e consequentemente, jogar o cliente no concorrente”, explica Denize.
 3. Reposição eficiente: mantenha as gôndolas sempre bem abastecidas, principalmente, com os produtos que são levados em maior quantidade, como chocolates e flores. “Não deixe que seu cliente não encontre a quantidade de produtos que deseja, pois com o tempo mais escasso, ele poderá buscar um local que ofereça tudo que ele deseja”, completa.
4.       Promoção e queima de estoque: quando algum produto encalhar na loja, não demore muito para lançar alguma promoção com os itens, assim, você poderá atingir aqueles consumidores da última hora.
5.       Automatização: para que o estoque seja bem gerenciado, mantendo um histórico de entrada e saída de produtos, não haverá erro na hora de comprar produtos no próximo ano e, além disso, o empresário poderá focar seus recursos financeiros nos produtos que mais agradam seus clientes.
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