Cencosud investe em produtos de marca própria

Oferecer produtos de qualidade e com preço de 10 a 30% menor em relação aos líderes de categoria é a proposta da Cencosud Brasil, que aposta em sua marca própria de produtos Prezunic. A empresa já investiu 1,5 milhões neste setor com o lançamento de 70 produtos e a previsão é triplicar o faturamento em 2015 com 300 itens que chegarão às gôndolas de todas as bandeiras da Cencosud Brasil (GBarbosa, Prezunic, Bretas, Perini e Mercantil Rodrigues).

Dados de um estudo realizado pela Nielsen revelam que 49,1% dos lares brasileiros compraram ao menos um item de marca própria em 2013. Seguindo esta tendência e focada na estratégia de aumentar a rentabilidade no mercado varejista, a Cencosud Brasil aposta em sua marca própria Prezunic.

Os 108 produtos Prezunic dividem-se nas categorias alimentos (68 produtos), limpeza (22 produtos) e bazar (18 produtos “A marca foi posicionada estrategicamente nos pontos de venda, por meio de ações de marketing que proporcionavam experiências sensoriais com o público. Desta forma, conseguimos dar o primeiro passo na conquista da confiança dos consumidores”, explica Samuel Ramos, Gerente de Marca Própria da Cencosud Brasil.

De acordo com o executivo, o desenvolvimento de novos itens acontece amparado em três etapas:

1º qualidade – toda mercadoria é desenvolvida com referência em um produto líder de mercado. Desta forma, determina-se o padrão de qualidade que deverá ser adotado pelos produtores. “Prezar pela qualidade é um princípio básico no desenvolvimento dos nossos produtos. Então, aplicamos todos os parâmetros necessários, sendo eles sensoriais, microbiológicos e as normas técnicas”, diz Samuel Ramos.

2º competitividade – a exigência do padrão de qualidade dos itens Prezunic é desenvolvida a fim de oferecer uma boa relação entre custo e benefício. “Nosso principal objetivo é oferecer bons produtos a preços competitivos, assim, temos boa aceitação de mercado e fidelizamos os clientes”, afirma Samuel.

Para gerenciar este controle de preço, a Cencosud Brasil faz uso de ferramentas de monitoramento. “A equipe de price analisa constantemente o preço dos artigos da nossa marca própria e dos concorrentes. Caso uma instabilidade de preço aconteça, negociamos com o fornecedor e baixamos o preço automaticamente”, explica.

3º análise – após o lançamento do produto, uma empresa de pesquisa é responsável pela análise sensorial e laboratorial, para verificar se os consumidores estão adquirindo os itens em conformidade com o padrão de qualidade exigido pelo Grupo Cencosud.

“O diferencial da marca Prezunic é que o trabalho de desenvolvimento do produto não tem fim. Após o lançamento, a empresa de pesquisa vai ao ponto de venda, compra a amostra de forma aleatória e mantém uma análise contínua para checar se o produto comercializado permanece com as mesmas características. Isso mostra a responsabilidade com os produtos que nos propomos a vender, princípio que norteia as nossas operações e está no DNA da empresa”, finaliza Ramos.

Até o fim de 2014, a marca Prezunic terá 120 skus, o que significa quase o dobro do catálogo atual. A empresa acena positivamente para 2015 e já prevê o lançamento de 150 produtos, além de projetos para reforçar as campanhas de marketing da marca própria Prezunic em todas as bandeiras do Grupo Cencosud.

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