Carrefour lança desafio de inovação em embalagens

Com o objetivo de encontrar soluções ambientalmente sustentáveis e comercialmente viáveis para embalagens utilizadas no setor de perecíveis, o Carrefour está lançando o ‘Desafio de Embalagens Sustentáveis Carrefour’, com premiações previstas para quem apresentar materiais em substituição às bandejas de isopor, ao filme de PVC e aos sacos de polietileno (PE) usados para colocar frutas, legumes e verduras (FLV) para que sejam pesadas no caixa.

O concurso está inserido no pilar de economia circular da companhia, segundo o qual tudo pode ser reaproveitado, e alinhado à gestão de resíduos e estratégias de embalagens do grupo. Além de seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Ministério do Meio Ambiente, a companhia atua para minimizar a geração de resíduos, o impacto ambiental e aumentar a reciclabilidade das embalagens. A iniciativa está alinhada ao pilar de consumo e produção responsáveis, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e é também um chamado para a construção conjunta.

“Trabalhamos para que os materiais tenham a correta destinação, sejam reciclados e retornem para a cadeia produtiva e também para encontrar alternativas mais sustentáveis em embalagens, reduzindo o uso de plástico e de outras matérias-primas pouco amigáveis com o meio ambiente em nossa operação”, avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Válido em todo o território nacional, podem concorrer ao desafio somente pessoas jurídicas domiciliadas exclusivamente nas cidades da área de abrangência e devidamente cadastradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. Para participar, o interessado deve acessar o site https://www.carrefour.com.br/desafio-embalagens, realizar o seu cadastro e preencher o formulário, indicando em quais dos desafios pretende participar (podendo ser em todos), até o dia 22/02/2021.

Posteriormente, é necessário apresentar o projeto, descrevendo a solução sustentável e comercialmente viável, anexando fotos, laudos técnicos e quaisquer outros documentos que permitam uma melhor avaliação. Os projetos ainda deverão prever a aplicabilidade às categorias de mercadorias hortifruti e grãos, açougue e peixaria, padaria e lanchonete e sacaria. As apresentações enviadas deverão seguir também uma série de diretrizes para serem elegíveis.

Os vencedores da promoção serão escolhidos por uma comissão julgadora que será composta por profissionais de marketing e sustentabilidade e por uma consultoria externa especializada no tema. Eles serão anunciados em até 10 dias a contar da data da apuração dos resultados – até 25/03/2021.

 

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