Carrefour é acusado de induzir consumidores ao erro pela forma de mostrar preços

Uma cliente do Carrefour causou alvoroço no Twitter nos últimos dias ao divulgar um comportamento pouco usual da loja do Carrefour que frequenta: a disposição dos preços por quilo, litro ou unidade em maior destaque que o valor do produto em si. A primeira imagem foi a seguinte:

Na postagem em que reclamou disso, a usuária @jusantana acusou a companhia de estar “sempre induzindo os clientes ao erro” e recebeu diversas respostas – favoráveis e contrárias à sua fala. Muitas pessoas reclamaram que “caíram” na armadilha em outras ocasiões.

De acordo com o código de defesa do consumidor, “é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário (…) capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”. Foi essa informação, o primeiro parágrafo do art. 37, que o Procon enviou à cliente quando contatado a respeito.

O Carrefour, por sua vez, informou que “o episódio configura fato pontual e que prontamente corrigiu a sinalização das ofertas, além de reforçar seus procedimentos nesta loja”. Além disso, garantiu que “prestou todos os esclarecimentos à cliente e reitera seu respeito com as normas de defesa do consumidor”.

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Comentários (1)
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  • MARCELO

    Não é pontual. Esta atitude do Carrefour faz parte da politica das lojas. Moro em Belo Horizonte e a anos observo esta forma dúbia de anunciar os produtos. Parei de comprar no Carrefour por isso e por não disponibilizar novas marcas, nos empurrando apenas para as marcas que ela embala.