Uma cliente do Carrefour causou alvoroço no Twitter nos últimos dias ao divulgar um comportamento pouco usual da loja do Carrefour que frequenta: a disposição dos preços por quilo, litro ou unidade em maior destaque que o valor do produto em si. A primeira imagem foi a seguinte:
De acordo com o código de defesa do consumidor, “é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário (…) capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”. Foi essa informação, o primeiro parágrafo do art. 37, que o Procon enviou à cliente quando contatado a respeito.
O Carrefour, por sua vez, informou que “o episódio configura fato pontual e que prontamente corrigiu a sinalização das ofertas, além de reforçar seus procedimentos nesta loja”. Além disso, garantiu que “prestou todos os esclarecimentos à cliente e reitera seu respeito com as normas de defesa do consumidor”.
Não é pontual. Esta atitude do Carrefour faz parte da politica das lojas. Moro em Belo Horizonte e a anos observo esta forma dúbia de anunciar os produtos. Parei de comprar no Carrefour por isso e por não disponibilizar novas marcas, nos empurrando apenas para as marcas que ela embala.