Black Friday: GPA e Americanas estão entre as empresas reclamadas

Se por um lado as vendas durante a Black Friday animaram os varejistas, as reclamações dos consumidores ainda serão uma pedra no sapato nos próximos meses. Segundo estimativa do Reclame Aqui, subiu 20% o número de clientes reportando problemas no processo de compra.

Segundo o levantamento, os itens com maior nível de reclamações foram as TVs e passagens aéreas, ao passo que o problema mais comum foi propaganda enganosa e maquiagem dos preços cobrados.

Ao todo foram mais de 5,6 mil queixas registradas, tendo como maiores alvos a Americanas.com, Casas Bahia, Netshoes, Magazine Luiza e iFood. Quanto aos produtos mais reclamados, aparecem smartphones (11,6%), TVs (5,3%), passagens aéreas (4,7%), calçados (3,6%) e cartão de crédito (2,9%). A maquiagem de preços foi citada por 14,2% dos clientes, além de divergência de valores e problemas na finalização da compra, empatados com 7,6%.

Procon

Para tentar fiscalizar o comportamento dos varejistas na data, mutirões do Procon foram feitos em todo o Brasil. Só em São Paulo, 47% das lojas fiscalizadas foram autuadas.

Na operação, as irregularidades mais encontradas foram a falta da informação do preço, a inadequação da informação de preço e o descumprimento da oferta. A empresa mais reclamada pelos consumidores foi o Grupo Pão de Açúcar.

No Rio de Janeiro, o Procon notificou nove lojas em quatro shoppings da cidade. Foram notificadas três filiais das Americanas, quatro do Ponto Frio, uma da Fast Shop e uma das Casas Bahia. Todas pelo mesmo motivo: falta de clareza. “Isto é uma prática absurda, porque induz o consumidor ao erro. Nas Lojas Americanas, por exemplo, um cartaz dizia que toda a loja estava com descontos, o que não era verdade”, disse o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz.

5newsBlack Fridayreclamacoes
Comentários (0)
Adicionar Comentário