Alta do dólar afeta consumo de pão francês

O pãozinho francês, item essencial na mesa do brasileiro, terá um gosto mais salgado a partir do mês que vem. O setor estima reajuste de cerca de 9%, decorrente da alta do dólar. A moeda acumula variação de 30% desde o início do ano. Nesta semana, foram quatro altas seguidas, influenciadas pela instabilidade política. A divisa ultrapassou a barreira dos R$ 3,50 e fechou a semana cotada a R$ 3,51. Informações do site O Dia.

O pão é um dos alimentos mais afetados com a oscilação da moeda porque o Brasil não produz muito trigo, por isso é dependente de importação. “A gente ainda tem um pouco de trigo brasileiro nos estoques, mas não vai dar para segurar. Além do aumento do dólar, os fretes e pedágios também subiram.

Infelizmente, vamos acabar repassando para o consumidor”, afirma Fernanda Hipólito, diretorado Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (Sipc).

A variação vem em um momento em que o brasileiro já está sofrendo com a inflação. Nos últimos 12 meses, a alta acumulada é de 9,56%. Somente o pão francês subiu 9% no período. O aumento dos derivados do trigo é só um entre os vários efeitos da aceleração do dólar na economia brasileira. Produtos que contêm componentes estrangeiros ou são totalmente importados acabam sendo os mais afetados com a desvalorização do real.

altaconsumidorConsumidorconsumodolarpão francesvarejo.vendaVendas
Comentários (0)
Adicionar Comentário