Acordo setorial propõe destino correto para embalagens

Foi assinado no fim de novembro um acordo setorial para implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral entre o Ministério do Meio Ambiente e as empresas fabricantes e importadoras de embalagens ou que comercializam produtos em embalagens, representadas por 18 associações, além da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Como anuentes do acordo mais seis instituições e, entre elas a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O acordo visa dar destinação ambientalmente correta a embalagens feitas de papel, papelão, plástico, alumínio, aço, vidro e cartonada longa vida.
Fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, governo e consumidores têm obrigações nesse sistema. No caso do comércio, é de disponibilizar espaço para receber o material (que deverá ser recolhido por fabricantes e importadores). É nos espaços disponibilizados nos estabelecimentos comerciais que o consumidor deverá entregar as embalagens que adquiriu.
Apesar de o acordo ter sido assinado em novembro, vale lembrar que algumas redes supermercadistas já têm em seu espaço físico Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para recolher materiais para reciclagem. O consumidor já pode separar em casa os materiais que podem ser reciclados e deixá-los, sem custo, em qualquer um desses PEVs.
PEVsPontos de Entrega VoluntáriareciclagemsupermercadistasustentabilidadeSustentabilidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário