Varejo: Entenda a “Internet das Coisas”

A Zebra Technologies Corporation apresenta os resultados de um estudo segundo o qual quase todos os varejistas estão prontos para fazer as alterações necessárias à adoção da Internet das Coisas (IoT). O termo se refere à uma revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação e cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless e a nanotecnologia.

A pesquisa foi realizada em outubro de 2014 pela Forrester Consulting, em nome da Zebra Technologies. Ela mostrou que, para a maioria dos varejistas, a IoT será a iniciativa tecnológica mais importante da década. Os resultados do trabalho serão discutidos pela Zebra nesta semana, durante a 104ª Convenção & Feira Anual da Federação Nacional do Varejo (NRF, em inglês), a ser realizada em Nova York.

Principais fatos:

  • Quase 96% dos líderes do setor varejista estão prontos para fazer as mudanças necessárias à adoção da IoT. 67% dos entrevistados já implantaram a IoT, e outros 26% planejam utilizar a tecnologia ao longo do próximo ano.
  • Mais da metade dos varejistas participantes da pesquisa esperam que a IoT ofereça dados operacionais e práticos sobre a localização e a condição dos objetos rastreados, ajudando a aprimorar processos e otimizar os custos da cadeia de fornecimento – e, em última análise, melhorando operações, criando novas fontes de receita e aperfeiçoando a experiência do cliente.
  • Os líderes varejistas citaram sistemas de localização em tempo real(RTLS, em inglês), computação móvel e códigos de barras como as tecnologias mais importantes para a implantação da IoT.IoT Análise de dados, soluções de segurança e dispositivos com sensores, foram mais citados como soluções necessárias para a adoção IoT.IoT
  • 56% dos entrevistados acreditam que o desafio de integração é a principal barreira para a implantação da IoT, enquanto 47% disseram que segurança e privacidade são suas principais preocupações.
  • Em novembro de 2014, a Zebra divulgouos resultados globais sobre a adoção da IoT em diversos setores e indústrias, numa pesquisa que envolveu líderes de TI e negócios de quase 600 empresas mundiais.

 “A chegada das novas tecnologias mudou completamente a interação entre consumidores e varejo, mas a experiência de compra pode ser o grande diferencial estratégico de um varejista. Com a Internet das Coisas, os varejistas poderão contar com as informações e os conhecimentos necessários para tomar decisões de negócios estratégicas e fundamentadas, aumentando a fidelidade dos clientes, aprimorando a eficácia e criando experiências ainda melhores para seus consumidores”, afirma Nick D’Alessio, Líder Global de Práticas de Varejo da Zebra Technologies.

internet das coisasnegociostecnologiavarejo.vendas
Comentários (0)
Adicionar Comentário