Pinterest será plataforma de venda de produtos

Sim, o Pinterest é uma plataforma focada em inspiração. Entretanto, como disse André Loureiro, Diretor Geral do Pinterest na América Latina, ela pode ir muito além disso. “As pessoas estão usando o Pinterest como um passeio no shopping. Ou seja, sem objetivo, mas entendendo o que querem. O que a gente já sabe com base em nossa análise é que elas pretendem gastar mais com coisas para si, assim como comprar presentes no final do ano”. Com base nisso, é possível entender o mundo de estratégias de marketing de conteúdo que pode conversar com tais buscas. E, como verá mais adiante, em breve o a rede social se tornará mais um canal de vendas no Brasil.

Segundo uma análise do Pinterest, 50% dos pinners (termo para usuários da plataforma) esperam gastar mais em presentes. Isso ocorre porque esperam presentear mais os familiares, com grande expectativa de promover festas e receber pessoas em casa no fim de ano. “É preciso encontrar maneiras de participar dessa jornada no Pinterest. Aqui, eu recomendo utilizar conteúdos e comunicação relevantes para enriquecer a navegação dos pinners e gerar resultado para todos no final”, indicou Loureiro.

Entre os produtos mais buscados pelos pinners, batom de morango, dicas de perfumes femininos e maquiagem básica cresceram mais de 100% ao ano. Já na moda, termos como “sapatos confortáveis”, botas femininas” e “vestidos preto” são exemplos que dobraram o número de buscas. Por fim, em buscas sobre Eletrônicos e Eletrodomésticos os termos mais evidentes são “cases (celular) estilo” e “mini geladeira”.

Vendas no Pinterest

Uma das novidades apresentadas por Loureiro — com exclusividade no Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection — é que o Pinterest lançará em breve no Brasil a oportunidade de venda de produtos de e-commerces na plataforma. “Já imaginou todos os elementos do mosaico compráveis? Sim, ao buscar uma ideia no Pinterest isso será possível a partir de um clique”, garantiu. Essa experiência também poderá ocorrer de outra forma. Por exemplo, imagine que você tirou a foto de um abajur. Com ela (ou uma referência obtida na internet), você encontrará o modelo ou uma peça baseada nas características para a compra.

Como Loureiro reforça, isso não se trata apenas de um conceito. “Foi realizada uma metanálise com 1000 campanhas fora do Brasil em relação a temporada de fim de ano do ano passado. As empresas que trabalharam nas campanhas de ativação de campanhas previamente, tiveram 5,2 vezes mais conversão e 2,9 vezes maior receita com usuários”. Ele reforça que não se trata unicamente de compras fechadas pelo Pinterest, mas sim que passaram por esse momento, mas foram convertidas em qualquer outra plataforma. “Trata-se da importância de buscar o momento de inspiração e tornar a jornada mais rica”, reforçou.

Como estratégia de preparo dessa jornada do usuário, Loureiro recomenda: “Tratam-se de experiências orgânicas, onde qualquer e-commerce pode conectar sua vitrine no Pinterest. A solução está aberta, e a forma rica de trabalhar é trazer de um lado os gatilhos de ação (vitrine, produto), e de outro trabalhar com conteúdo inspirador, com um lado mais inspiracional. No final do dia todos buscamos essa experiência. Há marcas que já se conectam com os consumidores nesse momento prévio da jornada e os conquistam na conversão”.

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