Contratação de startups reaquece o setor de bares e restaurantes

A FabLab, hub de inovação focado em incubar e acelerar soluções para o ramo, reuniu um time de 11 startups em seu scale up neste semestre que irão testar e validar soluções digitais em clientes atuantes no mercado de bares e restaurantes. A iniciativa chama atenção para um novo modelo de negócio: a contratação de startups para resolver problemas e implementar meios que facilitam o dia a dia da operação.

 

“As empresas contam com um serviço moderno desenvolvido por profissionais especializados e antenados com as tecnologias mais avançadas do setor”, analisa Fernando D’Amico, community manager do hub. No ecossistema de inovação é comum os desenvolvedores se conectarem para discutir sobre novas tecnologias, possíveis parceiros e investidores na mesma área de atuação. Esse ambiente colaborativo permite aos envolvidos corrigir e criar processos em curto espaço de tempo. “Do ponto de vista mercadológico, isso gera economia e aumenta a produtividade no momento da implantação do produto”, comenta. 

 

O especialista em projetos de inovação da aceleradora acredita que a troca de experiência entre empresas e startups seja um dos principais motivos pelos quais a contratação de startups tem se tornado uma prática adotada atualmente. “As startups estão soltas no mercado e, por isso, precisam se manter ativas e em busca da inovação. Esse espírito inovador oxigena os projetos da empresa e leva o pensamento disruptivo para dentro do core empresarial. Por outro lado, as empresas, com seu modelo mais tradicional de mercado, podem emprestar aos novos empreendedores a experiência adquirida em anos de atuação”, analisa D’Amico. 

 

“Dentro do nosso programa de aceleração, melhorias como experiência do cliente, marketing, reciclagem e gestão, serão testadas em clientes reais e poderão colaborar com o reaquecimento do setor a partir de processos ágeis e modernizados com acompanhamento de mentores atuantes no mercado como Caire Aoas da holding Fábrica de Bares, por exemplo”, completa. Fazem parte das casas testantes Bar Brahma, Bar dos Arcos e Riviera, entre outros.

 

Conheça as startups aceleradas nesse semestre pela FabLab:

 

AliceGo (Segurança da mulher) – A femtech conecta mulheres a bares e restaurantes de forma mais segura que estabelece relacionamento com outras usuárias para combinar programas em comum, acessar estabelecimentos parceiros comprometidos com as melhores práticas de proteção e segurança para o público feminino. A solução conta com integração de plataformas de mobilidade feminina. 

 

SmartMenu (Análise de dados para Delivery) – Ferramentas de Business Intelligence para que marcas que operam pelo Delivery possam elaborar uma estratégia de go-to-market, monitorando seus principais competidores com comparação de preços atualizada. 

 

NetFoods (Supply) – Conecta operadores de foodservice à indústria e fornecedores, entregando eficiência no processo de compra e venda por meio da diminuição no tempo gasto com orçamentos, estoque e atendimento. Oferece linhas de crédito aos estabelecimentos por meio de uma solução completamente integrada e dinâmica.

 

GreenMining (Resíduos) – Tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção com sistema de rastreabilidade que garante que todo o material coletado seja enviado para reciclagem. 

 

VCMD (Meios de pagamento) – Aplicativo de comanda virtual em que o usuário é automaticamente registrado quando acessa o estabelecimento; na hora de ir embora, o pagamento é feito pelo celular via cartão de crédito, sem passar pelo caixa. 

 

IWastes (Resíduos) – Facilita e fornece soluções tecnológicas para uma gestão de resíduos eficiente e sustentável oor meio da inteligência de dados. 

 

Débito Direto (Crédito Financeiro) – Plataforma de inteligência para pagamentos de boletos de forma antecipada ou negociada que oferece benefícios como descontos ou crédito financiado. 

 

Menyoo (Inteligência de Mercado) – Tecnologia de métrica precisa para alavancar vendas que leva os cardápios do estabelecimento para os canais mais buscados pelo consumidor. 

 

Image Inc (Marketplace de fotógrafos) – Acesso a contratação profissionais de imagens focado no pequeno e médio empreendedor para alavancar sua imagem no mercado. 

 

Cook Cold (Marketplace de manutenção de cozinhas industriais) – Agenciamento e gerenciamento de profissionais para cozinhas industriais e ambientes climatizados por meio de aplicativo que conecta as melhores empresas técnicas autorizadas aos estabelecimentos.

FabLabstartup
Comentários (0)
Adicionar Comentário