Vendas de material de construção retraem 4,4% em setembro

O varejo de material de construção apresentou queda de 4,4% em setembro na comparação com agosto, segundo pesquisa mensal divulgada ontem (1) pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).

“Os lojistas acreditavam que iriam recuperar parte da queda de vendas do mês passado já em setembro,  mas isso não aconteceu. Ainda assim, o desempenho no mês de setembro foi melhor do que o do mesmo periodo do ano passado, quando a retração foi de  7%”, explica Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Segundo ele, no acumulado do ano,  o desempenho do setor ainda está 2,2% superior ao ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice é de 2.7%.

“O resultado apresentado pela pesquisa varia de acordo com o porte das lojas. Os estabelecimentos menores tiveram queda de 3,3% no mês. Já nas grandes lojas (as que possuem mais de 50 funcionários) o desempenho no mês foi positivo em 8%.”, declara Conz, complementando: ”Nesta época do ano tradicionamente há uma maior procura por materiais de acabamento. É um comportamento de compra do consumidor que se repete sempre e, como as pequenas lojas trabalham mais com materiais básicos, essas divergências acabam acontecendo, mas trata-se de uma peculiaridade do nosso setor”.

De acordo com a pesquisa, os segmentos que apresentaram variação negativa no mês foram aço, revestimentos cerâmicos e telhas e caixas d’água de fibrocimento. Por outro lado, diversos segmentos apresentaram resultados positivos, como é o caso de portas e janelas de alumínio, tintas, cimentos, fechaduras/ferragens, iluminação e louças sanitárias. Já metais teve desempenho estável na comparação com agosto.

44construcaodeemmaterialMercadoretraemsetembrovendas
Sem categoria
Comentários (0)
Adicionar Comentário