Sony vai ampliar presença no varejo

A Sony Mobile planeja chegar a 25 quiosques próprios para vender celulares, acessórios e tablets no Brasil neste ano. A meta significa multiplicar por cinco a rede que começou a ser montada no ano passado. A abertura dos quiosques faz parte do plano de investimento de R$ 250 milhões no Brasil em 2015. O valor é semelhante ao aplicado no ano passado. Além dos quiosques, a Sony pretende reforçar o marketing e a pesquisa e desenvolvimento no país.

Ricardo Junqueira, presidente da empresa no país, diz que o investimento nos quiosques faz parte da estratégia de sustentar a percepção da Sony como uma fabricante de produtos premium.

“Para fazer isso você tem que apresentar o portfólio completo, demonstrar as funções, o que não é difícil de fazer no varejo tradicional”, disse. Os quiosques se somam a oito lojas próprias que a Sony mantém no país, as Sony Center.

A estratégia de espaços próprios já é uma velha conhecida das empresas de tecnologia no Brasil. Samsung, Apple e Nokia (hoje Microsoft Devices) têm os seus. A Nokia, que trabalha com franquias, tem 50 pontos no país, sendo 20 quiosques.

Junqueira diz que os pontos não competem com varejistas tradicionais. Ajudam a aumentar as vendas de todos pois o consumidor passa a conhecer melhor os produtos. “No shopping Eldorado [na zona oeste de São Paulo] as vendas de produtos Sony dobraram depois que o quiosque foi instalado em agosto e têm mantido esse novo patamar desde então”. Atualmente, os cinco quiosques da marca estão instalados em São Paulo e no Rio. A ideia é expandir para outras regiões.

Ao longo do ano, a companhia pretende reforçar características como a resolução e o tamanho da tela, a duração da bateria e a resistência à água de seus produtos. A expectativa é colocar no mercado seis novos modelos de smartphones e um novo tablet, número semelhante ao do ano passado. No momento, a companhia tem no varejo aparelhos com preços entre R$ 449 e R$ 2,7 mil.

De acordo com Junqueira, a Sony tem se esforçado para manter os preços dos produtos que já estão à venda, mas começará a repassar o dólar mais alto aos modelos mais novos.

No ano passado, a Sony cresceu 70% no Brasil. A expectativa para 2015 é avançar no ritmo do mercado. Em 2014, o mercado brasileiro de smartphones cresceu 44%, para 52 milhões de unidades segundo a empresa de pesquisa IDC.

 

Fonte: Valor

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