Procon dá até 7 dias para Unimed remarcar procedimento já agendado

A Unimed Paulistana assinou, na última sexta-feira (4), um acordo com o Procon de São Paulo. No documento, a empresa se compromete a ampliar o atendimento aos seus consumidores nos próximos dias.

Uma das medidas prevê um prazo máximo de sete dias para a operadora remarcar procedimentos que estavam agendados e foram cancelados; a empresa terá de garantir sua realização no local mais próximo possível do cliente, segundo o acordo. Casos de urgência devem ter prioridade.

Nesta semana, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que a operadora, que enfrenta problemas financeiros desde 2009, transfira todos os seus clientes para outra empresa de planos de saúde. Essa transferência precisa ser feita em até 30 dias e, até lá, a Unimed Paulistana precisa prestar atendimento normalmente.

Dois números de telefone

No chamado Termo de Compromisso assinado com o Procon-SP, a empresa se compromete a oferecer dois canais para os consumidores agendarem consultas e tirarem dúvidas.

Além do número de atendimento tradicional (0800-9402345), o número da ouvidoria (3113-0900) também será usado para este fim.

A Unimed Paulistana se comprometeu também a colocar mais funcionários para atender aos consumidores nos próximos dias.

A empresa terá ainda um canal direto com o Procon-SP para dar andamento às queixas levadas ao órgão.

Cirurgia agendada não pode ser cancelada

O Procon-SP alerta que, até que seja concluído o processo de transferência da carteira, a Unimed Paulistana é responsável pelo atendimento dos consumidores e não poderá cancelar exames ou consultas já agendadas, nem recusar o agendamento de exames, consultas e internações, entre outros procedimentos.

Segundo o órgão, as cirurgias já agendadas não podem ser canceladas e os tratamentos em curso devem ser mantidos.

Caso a empresa descumpra essas regras, os consumidores devem fazer denúncia à ANS (pelo telefone 0800-7019656 ou pelo site www.ans.gov.br).

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