Reuniões intermináveis, cheias de enrolação e muito bate-papo não ajudam chefes, subordinados e nem empresas. Também podem ser puro desperdício de tempo quando os participantes aproveitam e usam notebooks e smartphones para responder e-mails.
“Com a recente invasão dos smartphones e tablets, algumas empresas solicitam que esses equipamentos fiquem de fora das reuniões, para que os participantes não percam o foco, além de ser um motivador para que a reunião seja mais rápida. Para anotar, use o método tradicional: papel e lápis”, detalha a professora de Psicologia do IBMR Theresa Pinto.
Na matéria publicada no site IG, a especialista cimenta que: reuniões que duram mais de uma hora e meia são cansativas e se tornam improdutivas. “Quando pensamos em reuniões, a primeira ideia que nos ocorre é: quanto tempo perdido! Será que não produziria mais trabalhando sozinho? Este é um sinal que a reunião da qual você participou não foi bem planejada.”
Conheça mecanismos organizacionais para tornar sua reunião produtiva
Veja abaixo uma rotina indicada pela especialista em Recursos Humanos, Maria Candida:
1) Defina a pauta previamente e divida o tema e objetivo com os participantes;
2) Estipule tempo para cada item a ser discutido;
3) Defina papéis para os participantes antes de começar;