Como montar um plano de marketing para 2014

A especialista em marketing, Paula Calil, aponta:  para desenvolver um plano de marketing para o período de um ano é importante observar que as ações propostas serão de curto prazo, pois deverão ser realizadas e monitoradas durante esse mesmo ano.

De acordo com ela, esse planejamento exigirá um preparo antecipado para coleta de informações e análises, que concluído irá contribuir para que o empresário defina o objetivo que pretende atingir e o melhor conjunto de ações que tornem essa conquista possível. “Tecnicamente, desenvolver um plano de marketing é simples. O mais importante é o empresário entender seu papel como empresa (marca, produto) na lembrança do consumidor e demais públicos relacionados, como fornecedores, concorrentes, entre outros”.

Anote as dicas de Paula Calil:

– A dinâmica do mercado obriga a todos os empresários, sejam eles grandes ou pequenos, a estarem atentos e sempre à frente dos fatos e tendências do segmento em que atuam. Essa atitude proativa possibilitará o monitoramento contínuo do negócio para verificar seu alinhamento com o que foi planejado. Dessa forma, o planejamento de marketing se configura como um processo dinâmico em constante atualização.

– O desenvolvimento desse plano deverá incluir análises sobre as influências externas no próprio negócio, as estratégias vencedoras dos concorrentes, como o consumidor compra, como os fornecedores negociam, além de entender as novas regras ditadas pelo governo para o seu segmento na economia. Além disso, ao iniciar o planejamento, é necessária a análise prévia da situação em que se encontra a empresa, com olhar crítico para ser possível otimizar realisticamente as competências e potencialidades e corrigir as fragilidades.

– Essa extensa análise demanda tempo e não deveria se restringir somente a ações de curto prazo. O foco em ações de curto prazo – embora muitas vezes extremamente necessárias – acaba criando o mau hábito no empresário de só agir para “apagar incêndio”. Isso seguramente irá desviá-lo do caminho que deverá trilhar, para alcançar seu objetivo maior como empresa, que vai além de um ano, com a realização de ações de médio e longo prazos.

– Finalizando, se você for desenvolver seu plano de marketing para agora, aproveite para engatar o planejamento dos próximos anos, que permitirá direcioná-lo ao lugar que pretende conquistar no mercado, esboçando uma visão de futuro da sua empresa. Crédito: Exame.com

2014comodeGestãomarketingmontarparaplanoum
Sem categoria
Comentários (0)
Adicionar Comentário