Como garantir o sucesso de uma franquia

Muitos brasileiros sonham em comprar uma franquia e passam anos economizando dinheiro para investir em um novo negócio. Com esforço e persistência, chega a hora de decidir se vale ou não a pena apostar todas as fichas em um empreendimento. Pensando nisso, o consultor de negócios e palestrante, Renato Maggieri elaborou uma série de dicas que podem auxiliar a tomar a decisão correta.

“Minha intenção não é desencorajar ninguém a adquirir uma franquia ou iniciar um negócio, mas sim, recomendar que o futuro gestor prepare-se, antes de investir o primeiro centavo em um empreendimento. Assim o sonho de tocar o próprio negócio corre menos risco de se tornar um pesadelo”, avalia Maggieri.

O consultor reforça ainda que, uma parcela da população está cansada de trabalhar para o enriquecimento dos patrões e como alternativa busca um novo jeito de ganhar dinheiro. “Após muitas pesquisas feitas invariavelmente, a decisão vem à tona: é hora de comprar uma franquia”, afirma.

A partir deste momento, o novo empreendedor começa a busca pelo capital – empréstimo bancário ou familiar – tudo para poder pagar a taxa de franquia, montar a loja, alugar um ponto comercial, abrir empresa, contratar e treinar funcionários, adquirir estoques, enfim, cumprir à risca o check list, definido pelo franqueador.

“As pessoas se esquecem de que imprevistos podem surgir, como por exemplo, funcionários, que apesar de bem treinados e uniformizados não agem da maneira que deveriam ou que se esperava. Ou as vendas não acontecerem conforme no plano de negócios, os custos serem maiores do que o esperado, fazendo com que o resultado seja muito inferior ao previsto ou, até mesmo, prejuízos”, alerta.

Maggieri também ressalta que, a partir do instante que os problemas aparecem, o ânimo vai embora e o desespero toma conta. “Muitos que se esforçam e conseguem reverter a situação depois de aprenderem a administrar o negócio. Enquanto outros não conseguem superar as dificuldades e a falta de capital de giro e por fim, fecham a loja”, comenta.

O consultor lembra que ter o capital para investimento, uma boa ideia ou apenas a vontade de empreender não é suficiente. Para conquistar o sucesso é necessário conhecer-se – sob a ótica dos pontos fortes e fraquezas – buscar todas as informações sobre o negócio e sobre o possível franqueador e também avaliar se o negócio escolhido tem relação com o que o gestor gosta de fazer.

“Franquias são bons negócios, mas se o gestor não apresentar os chamados comportamentos empreendedores – busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e redes de contatos e independência e autonomia – mesmo um negócio de sucesso pode tornar-se uma frustração”, finaliza.

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