Natura lança Biōme, marca de produtos em barra que propõe nova lógica de consumo

Uma marca de produtos de beleza e cuidados pessoais em barra, zero plástico, que nasce dentro de uma nova lógica de consumo a partir de soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta. Essa é a proposta Natura Biōme, primeira linha de produtos sólidos da Natura com fórmulas altamente naturais, sensoriais, veganas e de máxima performance. Com mais de seis anos de pesquisa e tecnologia aplicadas, a marca materializa os princípios regenerativos ao empregar ingredientes derivados de soluções baseadas na natureza, como o óleo de dendê, produzido em sistema agroflorestal pioneiro, e o uso de bioresina, feita a partir de captura de gás metano e aplicada no desenvolvimento de acessório para armazenamento das barras. Natura Biōme chega ainda com fragrância única – uma nota amadeirada a partir do coração da Copaíba que se entrelaça com a pureza do Vetiver.

Segundo Andrea Álvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, o diferencial de Natura Biōme está nas escolhas: tanto no desenvolvimento dos produtos quanto nas embalagens, todas inteiramente pautadas por princípios de regeneração, com o menor impacto ecológico possível e reutilizando os recursos disponíveis.

Um dos principais ingredientes de Natura Biōme é o óleo de dendê, produzido no primeiro sistema agroflorestal de dendê do mundo, o SAF Dendê. Liderado pela Natura há mais de 12 anos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), o projeto contrapõe a lógica da monocultura e cultiva dendê no Pará de maneira sustentável, aproximando a cultura da oleaginosa do seu ambiente original na floresta por meio da associação de diversas plantas no sistema de produção, como mandioca, banana, pimenta, ingá, cacau, açaí, bacaba e madeiras. Os tratos culturais nas áreas do SAF Dendê se baseiam no manejo agroecológico sem o uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e uso de biocaldas.

Na fase de lançamento, serão comercializados cinco produtos em barra: shampoo de uso diário, shampoo de hidratação, condicionador, sabonete cremoso e sabonete esfoliante. Futuramente, o portfólio deve ser expandido para mais de 20 produtos, também em formato sólido, em diversas categorias.
“O SAF Dendê revolucionou a maneira de produzir essa oleaginosa, pois é um sistema que, na contramão da monocultura, não agride o meio ambiente. Pelo contrário, é inteligente ao mimetizar a floresta e as relações benéficas de seus componentes, gerando diversos serviços ambientais, como a conservação do solo, da água e da biodiversidade da natureza”, explica Andrea. Natura Biōme conta ainda com embalagens zero plástico, feitas de papel reciclado e reciclável pós-consumo. Internamente, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis e compostáveis.

“Após anos de pesquisas, desenvolvemos produtos altamente naturais, com máxima performance, deliciosos de usar e, o mais importante, pautados por tecnologias regenerativas baseadas na natureza. Por sua característica altamente inovadora, que utiliza ciência inédita no mundo aplicada a cosméticos, iniciaremos em pequena escala para, posteriormente, evoluir a expansão da marca conforme formos aprendendo e trocando experiências com nossos clientes”, sinaliza Andrea.

O portfólio da marca também inclui um suporte exclusivo para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás potencialmente nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável. O acessório é fruto de uma parceria da Natura com a startup californiana Mango Materials, pioneira no desenvolvimento de novos materiais de impacto positivo para o planeta. Outro destaque é a fragrância, criada especialmente para a linha: uma nota amadeirada marcante a partir do coração de Copaíba, óleo essencial da biodiversidade brasileira, que se entrelaça com a pureza verde do Vetiver.

Atualmente, Natura Biōme está à venda na loja-conceito da marca na Oscar Freire, em São Paulo, rua que marcou o primeiro endereço da Natura, em produtos unitários e, futuramente, a granel, um novo formato que permite a customização da compra. A marca, em breve, também estará disponível no e-commerce próprio.

“Não dá mais para pensar em beleza sem pensar no seu impacto para as pessoas e o planeta. Na Natura, essa crença permeia o desenvolvimento dos nossos produtos há muito tempo. Porém, com o lançamento de Natura Biōme, renovamos o nosso convite às pessoas que buscam, por meio da regeneração, encontrar uma melhor relação consigo mesmas e com seus corpos, assim como com os outros e com a natureza da qual somos parte”, acrescenta Andrea.

A executiva destaca que o desenvolvimento sustentável não deve ser uma alternativa, mas uma solução adotada de maneira cada vez mais ampla e constante em toda a cadeia produtiva das empresas. “Natura Biōme é mais uma prova de que as pessoas não têm que abrir mão de qualidade e alto desempenho nos produtos para gerar impacto positivo no planeta. É possível fazer as duas coisas, ao mesmo tempo”, finaliza.

BiōmenaturaSustentabilidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário