Vinícola Aurora: vinho já é a bebida da pandemia

Em fevereiro deste ano a Vinícola Aurora comemorou seus 90 anos de história no Brasil. Uma das empresas mais importantes do segmento de vinhos, sucos e espumantes no Brasil, a Aurora fechou 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos em comparação com 2019 e com faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da empresa, resultado da comercialização de 81 milhões de litros de bebida. “O consumo de vinho alcançou um crescimento notável em 2020 e está sendo considerado a bebida da pandemia. O consumo per capita passou de 2,13 litros, em 2019, para 2,78 litros, em 2020, segundo a Ideal Consulting. Este crescimento foi muito positivo para o setor vinícola, pois refletiu favoravelmente no desempenho da indústria brasileira”, comenta Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.

Ainda segundo ele, os espumantes tiveram um comportamento estável, comparados a 2019, e os sucos apresentaram uma leve queda atribuída às restrições impostas aos estudantes, que praticamente não tiveram aulas presenciais durante todo o ano de 2020. “A expectativa para 2021 é que o crescimento observado continue a impactar positivamente todo o setor”, fala Ficagna.

Portfólio

Com um portfólio bastante diversificado, a Aurora atende os mais diferentes perfis de shoppers. São mais de 220 itens, distribuídos em 13 linhas de produtos: Aurora, Pequenas Partilhas, Casa de Bento, Conde de Foucauld, Reservado Marcus James, Keep Cooler, Sangue de Boi, Country Wine, Maison de Ville, Saint Germain, Prestige, Brazilian Soul (marca destinada ao mercado externo) e Clos des Nobles. “Lideramos o mercado nacional nas categorias de vinhos finos, suco de uva integral e coolers”, afirma Ficagna.

Hermínio Ficagna, diretor superintendente/crédito: Eduardo Benini

Os carros-chefes da Vinícola Aurora são o suco de uva, que representa 60% do faturamento, os vinhos finos e espumantes, que juntos somam 16%.

Além da diversificação no portfólio, Ficagna destaca a importância em acompanhar as tendências de mercado e também as mudanças e necessidades dos shoppers. “Muitos consumidores acabam sendo fiéis aos produtos da empresa devido à longa tradição e, especialmente, porque sabem que estarão consumindo um vinho ou suco de qualidade. Além disso, é claro que acompanhamos as tendências quanto à embalagem e rótulos que, junto com marcas fortes, representam importantes fatores de decisão do consumidor no momento da compra”, comenta.

Desafios e expectativas

Ao longo de nove décadas de história no país, a Aurora passou por grandes desafios como sucssivas crises econômicas, mudanças nos perfis de consumo, especialmente no que se refere ao preconceito em relação ao vinho nacional que, pouco a pouco, vem sendo superado devido à qualidade dos produtos de grande parte das empresas que formam esse setor. “Também enfrentamos dificuldades climáticas, que é algo intrínseco na produção de vinhos. São tantos os desafios que poderíamos ficar horas e horas contando. Todos as dificuldades são superadas com muito trabalho, com união entre associados, conselho, direção e funcionários e também com muita fé. Somos uma família que supera os desafios juntos e que também vibra junto quando tudo acaba dando certo”, ressalta Ficagna.

Para 2021 a empresa está otimista.  “Acreditamos que todos os itens estão alinhados para seguirmos consolidados neste ano. O suco de uva vem crescendo substancialmente nos últimos anos pelo sabor e pelo aspecto da saudabilidade. Inclusive, o suco de uva brasileiro só existe aqui, não há nada parecido em outro lugar do mundo”, diz Ficagna. Ele ainda afirma que a empresa está animada com a possibilidade de uma maior consolidação do vinho brasileiro, e falo da categoria como um todo. “As pessoas, de fato, descobriram os rótulos nacionais, melhoraram muito a percepção sobre os produtos brasileiros e a Aurora, como líder de mercado de vinhos finos, acaba sendo um termômetro muito importante para o próprio setor”, diz.

Para o segundo semestre deste ano, a Aurora aposta no aquecimento das vendas de espumantes, em razão do início da imunização da população frente à Covid-19. “Tudo indica que os eventos e comemorações voltarão, gradativamente, a fazer parte do cotidiano das pessoas e estaremos todos prontos para brindar à saúde”, comenta. O executivo ainda diz que os vinhos mais leves, com menos álcool são uma tendência para o mercado. “Os rosés também estão se destacando, crescendo muito ano após ano, assim como os produtos que são comercializados em embalagens alternativas, como latas, bag in box e cartonadas”, afirma.

O vinho e o varejo

Visto pela empresa como o mais importante canal para as categorias de vinhos, sucos e espumantes, o varejo tem como missão atuar em conjunto e em parceria com a indústria, criando campanhas periódicas e sazonais, que privilegiem a exposição destacada destes produtos para trazer bons resultados para ambos. “Na verdade, o cliente tem que se sentir parte integrante do processo para que juntos possamos alcançar o objetivo. Além do trabalho conjunto, focar no cross merchandising, em degustações, em campanhas para datas especiais e promoções que atraiam o consumidor são outras sugestões que levamos para o canal, e que, com a certeza, que irão gerar aumento no desempenho das vendas destas categorias”, finaliza Ficagna.

Raio X

A Vinícola Aurora foi fundada em 14 de fevereiro de 1931 por 16 famílias de Bento Gonçalves. Um ano mais tarde, a cooperativa já contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser o maior e também um dos mais qualificados tecnologicamente. 

Hoje, 90 anos depois, somamos 1,1 mil famílias associadas em 11 municípios da Serra Gaúcha, mais de 500 funcionários e três parques industriais em Bento Gonçalves, sendo uma delas a primeira vinícola do Brasil 100% sustentável. Em 2020, batemos novos recordes: fechamos o ano com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos na comparação com 2019 e com faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da empresa, resultado da comercialização de 81 milhões de litros.

 

 

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