Feira voltada ao universo do vinho reúne mais de 2 mil expositores

A contagem regressiva já se iniciou. A Vinexpo abrirá suas portas de 14 a 18 de junho para receber, em Bordeaux, os profissionais internacionais do vinho e dos destilados. Em sua 18ª edição, a mostra se renova completamente e oferece um novo layout.  Local de encontros e de intercâmbios, Vinexpo será por 5 dias “the place to be” do segmento.

A CARTA DO MUNDO SE DESENHA NO MAPA DA FEIRA

2 350 expositores de 42 países atenderam ao chamado e estarão presentes em Bordeaux em junho.

A França, primeiro produtor mundial de vinhos em 2014 com 523 milhões de caixas de 12 garrafas produzidas a cada ano, ocupará 63% da área de estandes com o objetivo de promover os produtos de suas 17 regiões de produção, da Provence à Loire, passando por Bordeaux, Champagne e Bourgogne.

Expositores tradicionais, Itália e Espanha representam, com a França, mais de 50% da produção. Fieis ao encontro, eles exporão este ano tanto as marcas de destaque, como também as novidades, em especial inúmeros espumantes cuja demanda explode.

Também no top 10 dos expositores, Portugal, Chile, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.

Um amplo leque de destilados – conhaques, vodcas, runs, whiskies, gins e armanhaques – estão prestes a tomar os estandes do Vinexpo. A cachaça, a grappa e a tequila estarão representadas, reveladores da riqueza e variedade dos produtos expostos. Pela primeira vez em Bordeaux, um bar efémero, SPIRITUAL, mantido pelo magazine Spirits Business, será instalado no centro do pavilhão 3 pondo em destaque os destilados. A elaboração de coquetéis, seguindo a tendência do momento, será o ponto alto de SPIRITUAL graças à participação de reputados mixologistas nova-iorquinos pertencentes à United States Bartenders’ Guild (USBG).

Dentre os novos países expositores, Letônia, Marrocos, Peru ou, ainda mais exótico, um expositor sírio. Os Nappa Valley Vintners, pesos pesados da produção de vinhos da Califórnia, terão pela primeira vez um estande dedicado à associação, e organizarão conferências e degustações.

UMA VISITAÇÃO INTERNACIONAL

Aproximadamente 48 000 visitantes estão sendo aguardados no Parque das exposições de Bordeaux. No total, mais de 120 nacionalidades se cruzarão nos corredores. Para todos eles, Vinexpo 2015 será a oportunidade de vir encontrar os protagonistas chave do segmento, de desenvolver relações comerciais, e de descobrir novos produtos.

OS ATELIÊS PRATOS & VINHOS

Este ano, os pratos se convidam no coração da mostra com um programa dedicado de ateliês pratos & vinhos sob a égide do célebre guia Gault & Millau.  A partir destes ateliês, duplas de chefs e sommeliers de renome conduzirão degustações ricas em sabores e em aromas relacionados à harmonização de pratos e vinhos inéditos. Dentre os participantes, Arnaud Lallement, chef do célebre restaurante L’Assiette Champenoise, de Reims e seu sommelier ou ainda Jean-Luc Rocha chef de cozinha do restaurante de Lynch Bages e Charles Thuillier diretor do Cercle Lynch-Bages. O espaço «Ateliês» expressa o desejo do Vinexpo em dar um local de destaque à gastronomia.

#DigiZone

A área digital do Vinexpo, a #DigiZone, é um novo conceito tanto físico como virtual permitindo a troca entre comunicadores conectados bem como com o conjunto do setor vinho & destilados sobre assuntos relacionados com o vinho e as novas tecnologias.

A #DigiZone se comporá de uma área de trabalho reservada aos portadores de « crachá blogueiro » e uma área de conferências abertas a todos. A #DigiZone será um local de intercâmbio de ideias, vários oradores participarão de conferências e de degustações rápidas (15 a 20 minutos no máximo), lúdicas e interativas.

Dentre eles: Dominique Laporte que apresentará sua seleção dos últimos aplicativos em relação com o vinho; Wine Mosaic, que proporá degustações de vinhos oriundos de cepas originais; Arnaud Daphy/Vinocamp apresentará o ecossistema vinho-digital na França: “Blogueiros, start-up, e-commerce, aplicativos. Greg Lambrecht da Coravin dará uma conferência sobre as mídias sociais e a administração da crise. Harmonização música e vinho pelo DJ Frédéric Beneix (Wine4Melomanes.com) e a Grenache Association; Ryan Opaz entregará os «Born Digital Wine Awards»; Matt Dickinson falará dos do’s and dont’s du vin; os Napa Valley Vintners organizarão um Taste N’ Tweet (3 vins NVV); Fabien Lainé e André Ribeirinho apresentarão o projeto Smart Wine Glass…

A ACADEMIA VINEXPO

Verdadeira plataforma de descobertas, de intercâmbios e de ideias, a Academy Vinexpo proporá inúmeras degustações e conferências. Dedicados aos vinhos do mundo inteiro estas degustações darão a oportunidade de descobrir os vinhos da Geórgia ou da China, saquês japoneses e de melhor conhecer os vinhos de regiões produtoras como a Alsácia, a Provence, a Toscana, o Douro, a Bourgogne, a Nappa Valley ou ainda Bordeaux.

Estes masterclass também permitirão descobrir os vinhos orgânicos ou de se deixar guiar numa degustação às cegas por Paolo Basso, Melhor Sommelier do Mundo de 2013.

Quanto às conferências, elas focarão sobre temas tão variados quanto o mercado americano, com uma conferência inédita «inside the US wine market » animada por Thomas Matthews redator do Wine Spectator. Protagonistas do mercado americano como Annette Alvarez- Costco-, Mel Dick – Southern Wine and Spirits of America-, Helen Mackey – Ruth’s Chris Steak Houses-, Michael Mondavi –Folio Fine Wine Partners-, Stephen Rust –Diageo Chateau & Estate- bem como David Trone – Total Wine & More- darão ideias de reflexão quanto às estratégias a serem implementadas para penetrar o mercado americano sem esquecer de falar das perspectivas deste mercado.

O mercado africano terá direito a uma grande conferência, durante a qual especialistas desta parte do globo, como Pierre Castel falarão das oportunidades e dos riscos deste mercado promissor.

Os Great Wine Capitals, a venda de vinhos on line, ou a logística e o transporte de mercadorias, serão outros momentos de destaque da Academy. O programa geral da mostra que inclui a Academy Vinexpo com suas degustações e conferências estará disponível no nosso site internet www.vinexpo.com. Ao todo, mais de 90 encontros, degustações ou conferências, darão vida aos cinco dias da mostra.

THE BLEND, AS FESTAS NOTURNAS DE VINEXPO

As festas noturnas do Vinexpo, « The Blend », serão exclusivamente reservadas aos participantes da feira. Cada noite, do domingo 14 à quarta 17 de junho « The Blend » reunirá visitantes, expositores e jornalistas no Hangar 14 localizado nos quais da Garonne, para degustar, conversar, relaxar e dançar. As noites festivas de networking se iniciarão as 22 horas e se terminarão às 2 horas da manhã.

O bar de vinhos do The Blend, a cada noite, proporá uma seleção diferente de aproximadamente cinquenta rótulos num ambiente lounge e jazz. Os vinhos da Alsácia por exemplo proporão uma seleção eclética de crus das regiões do Crémant, Riesling, Pinot passando pelo Gewürztraminer. Você ainda não conhece o Rkatsiteli ou o Saperavi ? The Blend dará a oportunidade de degustar esses vinhos da Geórgia num ambiente acolhedor em companhia de seus produtores. Os amantes de vinhos italianos farão a festa tanto com Lambrusco ou Prossecco, como vinhos das Tosana ou da Sicília. Os Espanhóis proporão uma ampla escolha de vinhos diversos, do espumante cava aos vinhos tintos ricos e profundos da Rioja Reserva. O bar de Champanhe localizado no amplo terraço do Hangar 14 oferecerá a cada noite uma marca diferente. Deste modo, na segunda à noite você poderá descobrir o Champagne Besserat de Bellefon, na terça à noite o Champagne Lanson, e na quarta o Champagne Tsarine na companhia de sua bela embaixadora Adriana Karembeu. Os degustadores notívagos ficarão sem dúvida encantados de saber que as cervejas Heineken também farão parte do The Blend propondo cervejas em garrafa de alumínio, criadas pelo célebre designer francês Philippe Starck.

Os tíquetes de entrada de 90€ para a semana ou 35€ por noite já estão em pré-venda no  www.theblend.fr.

BordeauxfeiraFrançaVINEXPOvinho
Comentários (0)
Adicionar Comentário