Sauditas suspendem 5 frigoríficos no Brasil após casos de ‘vaca louca’

A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina oriundas de cinco frigoríficos do Brasil, que registrou dois casos atípicos de “vaca louca” no início deste mês, divulgado ao Ministério da Agricultura nesta terça-feira.

Segundo a pasta, como cinco plantas estão em Minas Gerais, o Estado em que um dos casos de vaca louca foi identificado. A segunda ocorrência da doença foi registrada em Mato Grosso.

A informação publicada pelo jornal Valor Econômico, indicando que o Brasil foi notificado pelo país árabe em 9 de setembro, três dias após a suspensão.

“O motivo (da suspensão) está relacionado à ocorrência da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como ‘mal da vaca louca’, apesar da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ter concluído, no último dia 6 de setembro, que não há risco de contaminação do rebanho por ser atípica ”, disse o ministério em nota enviado à Reuters.

“Estão sendo realizadas reuniões, mas não há ainda previsão sobre a retirada das suspensões”, adicionou uma massa, ressaltando que já foram encaminhadas informações técnicas sobre o caso para as autoridades sanitárias da Arábia Saudita.

Maior exportador de carne bovina do mundo, o Brasil já havia suspendido embarques para seu principal cliente, a China, após a confirmação dos casos atípicos de vaca louca, em linha com um protocolo sanitário assinado pelos dois países.

Dados da associação de exportadores de carnes Abiec mostra que Arábia Saudita ocupa uma posição entre os maiores compradores da proteína bovina do Brasil.

O ministério disse nesta terça que as exportações para a China seguem suspensas devido aos casos da doença, que ainda não pode projetar quando os embarques serão retomados.

Abiec e Abrafrigo, duas associações que representam empresas do setor, não responderam de imediato a pedidos por comentários.

 

Com informações da Reuters 

brasilcarnefrigorificoVaca louca
Comentários (0)
Adicionar Comentário