Somadas, as 60 marcas mais valiosas do Brasil chegaram ao valor de US$ 53, 1 bilhões em 2017 – 70% a mais do que o valor observado em 2016, de acordo com a Kantar, responsável pela fabricação do ranking. O valor ultrapassa, ainda, os US$ 48,4 bilhões observados em 2015, embora em 2016 tenha havido queda, para US$ 30,1 bilhões.
Avaliada em US$ 8,1 bilhões, a Skol aparece na primeira posição do ranking pelo quinto ano consecutivo. A seguir, aparecem o Bradesco (US$ 4,4 bi) e Brahma (US$ 4,3 bi).
Neste ano, a pesquisa da Kantar passou a incluir empresas de capital fechado. De acordo com comunicado da companhia, “a decisão se deu principalmente ao fato de que em nosso mercado existem marcas de capital fechado bastante valiosas, como IKEA e Ferrero, que não poderiam ser avaliadas”. Quinze marcas passaram a integrar a lista em consequência dessa mudança – só no top 10, entraram Globo (5ª posição) e Ypê (10ª).
Confira, a seguir, as 60 marcas brasileiras mais valiosas atualmente. Marcadas com (*), as que entraram neste ano e cujas informações de variação não estão disponíveis por esta razão.
Marca | Valor (US$ mi) | Variação |
1. Skol | 8.146 | 21% |
2. Bradesco | 4.438 | 131% |
3. Brahma | 4.385 | 34% |
4. Itaú | 4.359 | 133% |
5. Globo (*) | 4.123 | – |
6. Antarctica | 2.854 | 106% |
7. Sadia | 1.884 | -6% |
8. Bohemia | 1.570 | 36% |
9. Natura | 1.256 | 52% |
10. Ypê (*) | 1.132 | – |
11. Ipiranga | 976 | 18% |
12. Vivo | 775 | 41% |
13 Lojas Americanas | 731 | 24% |
14 Cielo | 730 | 10% |
15 Petrobras | 719 | 9% |
16 Caixa (*) | 703 | – |
17 Renner | 684 | 168% |
18 Porto Seguro | 640 | 18% |
19 Netshoes (*) | 637 | |
20 Drogasil | 624 | 122% |
21 Seara | 549 | 27% |
22 Amil | 519 | 23% |
23 Droga Raia | 491 | 125% |
24 Iguatemi | 480 | 49% |
25 Schin | 460 | 64% |
26 Pão de Açúcar | 442 | 44% |
27 Vale | 396 | 109% |
28 Smiles | 290 | 35% |
29 Perdigão | 371 | -11% |
30 Vigor | 366 | 27% |
31 Multiplus | 365 | 35% |
32 SBT (*) | 345 | – |
33 Ypióca (*) | 340 | – |
34 Anhanguera | 333 | 138% |
35 Odontoprev | 319 | 53% |
36 CVC | 301 | 96% |
37 Casas Bahia | 283 | 27% |
38 Totvs | 283 | 22% |
39 Bauducco (*) | 281 | |
40 BMF Bovespa (B3) | 272 | 103% |
41 Magazine Luiza | 261 | 73% |
42 Localiza | 255 | 63% |
43 Tigre (*) | 249 | – |
44 Extra | 249 | 102% |
45 BTG Pactual | 248 | 106% |
46 Suvinil (*) | 234 | – |
47 Gol | 226 | 51% |
48 Dorflex (*) | 218 | – |
49 Adria | 211 | 159% |
50 Friboi | 208 | 122% |
51 Fleury | 206 | 112% |
52 MRV (*) | 196 | – |
53 Banco do Brasil (*) | 187 | – |
54 Havaianas | 185 | 45% |
55 Buscapé | 176 | -14% |
56 Casas Pernambucanas (*) | 175 | – |
57 Zaffari (*) | 174 | – |
58 Deca (*) | 165 | |
59 Arezzo | 163 | 116% |
60 Estacio | 159 | 75% |