Considerada por especialistas como a maior data sazonal para o varejo, o Dia das Mães é um período de grande importância para lojistas e marcas. A Airfluencers, empresa de people analytics e marketing de influência, monitorou entre os dias 16 de abril a 12 de maio, o comportamento dos usuários do Twitter em relação a festividade. Dentre as 101.288 menções analisadas, o tema mostrou uma grande fragmentação de assuntos, criando uma dificuldade de pregnância para as marcas. Entre os tópicos citados estão: promoções, compra de presentes, almoços, ensaios fotográficos, entre outros.
Um dos fatores de destaque nesse levantamento é o percentual de citações a promoções em shoppings e lojas virtuais, que totalizam apenas 1% dos tweets. Esse resultado mostra que apesar do investimento em promoções e ativações em redes sociais, as marcas encontram dificuldade em impactar os consumidores e gerar lembrança.
Esse estudo mostra que existe um espaço para as marcas se posicionarem, por exemplo, através da maternidade real, deixando um pouco de lado uma visão romantizada e antiga da maternidade. Por exemplo, embora milhões de mães brasileiras, sejam “mães solo” e criem seus filhos sozinhas nenhuma marca tocou nesse assunto durante o período. “As marcas que encontrarem um posicionamento claro dentro de um dos segmentos que a maternidade é atualmente, conseguirá tanto lembrança como preferência de compra” afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.
As marcas mais lembradas
Com um total de 491 posts mencionando marcas, as que tiveram presença nas publicações foram:
Marcas | % |
O Boticário | 26,88% |
Amazon | 9,37% |
Samsung | 6,92% |
Ninho | 5,91% |
Renner | 5,91% |
Avon | 5,09% |
Riacheulo | 5,09% |
Casas Bahia | 2,85% |
Eudora | 2,85% |
Apple | 2,24% |