O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor encerrou o primeiro semestre de 2015 com crescimento de 16,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É a maior alta nesta relação desde 2012, quando o índice registrou elevação de 19,1%. Na comparação mensal – junho x maio de 2015 –, o indicador subiu 5,9%. Na interanual – junho de 2015 x junho de 2014 – o indicador também cresceu 23,4%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento significativo da inadimplência do consumidor neste primeiro semestre de 2015 pode ser explicado pelas altas da inflação, que corrói o poder de compra dos consumidores, das taxas de juros, que encarecem as dívidas, e do desemprego, que faz o trabalhador perder a sua principal fonte de renda.
A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm
Na decomposição da variação mensal do indicador, a inadimplência não bancária, (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foi a principal responsável pela alta do indicador em junho/15, com aumento de 10,2% e contribuição de 4,7 p.p. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também subiram 2,5% e 4,7% e contribuíram com 1,1 p.p. e 0,1 p.p., respectivamente, para o crescimento do índice no mês. Já os cheques sem fundos apresentaram queda de 1,1% e contribuíram levemente de forma negativa (-0,1 p.p.) para que o resultado de junho/15 não fosse ainda maior. Veja os dados completos na tabela abaixo:
Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor Junho 2015 X Maio 2015 | |||||
Dívidas não bancárias | Bancos | Protestos | Cheques | Total | |
Variação (%) | 10,2 | 2,5 | 4,7 | -1,1 | 5,9 |
Peso (%) | 46,3 | 46,4 | 1,6 | 5,7 | 100,0 |
Contribuição (p.p.) | 4,7 | 1,1 | 0,1 | -0,1 | 5,9 |