Inadimplência do consumidor tem alta de 16,4% no primeiro semestre

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor encerrou o primeiro semestre de 2015 com crescimento de 16,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. É a maior alta nesta relação desde 2012, quando o índice registrou elevação de 19,1%. Na comparação mensal – junho x maio de 2015 –, o indicador subiu 5,9%. Na interanual – junho de 2015 x junho de 2014 – o indicador também cresceu 23,4%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento significativo da inadimplência do consumidor neste primeiro semestre de 2015 pode ser explicado pelas altas da inflação, que corrói o poder de compra dos consumidores, das taxas de juros, que encarecem as dívidas, e do desemprego, que faz o trabalhador perder a sua principal fonte de renda.

A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Na decomposição da variação mensal do indicador, a inadimplência não bancária, (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foi a principal responsável pela alta do indicador em junho/15, com aumento de 10,2% e contribuição de 4,7 p.p. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também subiram 2,5% e 4,7% e contribuíram com 1,1 p.p. e 0,1 p.p., respectivamente, para o crescimento do índice no mês. Já os cheques sem fundos apresentaram queda de 1,1% e contribuíram levemente de forma negativa (-0,1 p.p.) para que o resultado de junho/15 não fosse ainda maior. Veja os dados completos na tabela abaixo:

Decomposição do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor Junho 2015 X Maio 2015
Dívidas não bancáriasBancosProtestosChequesTotal
Variação (%)10,22,54,7-1,15,9
Peso (%)46,346,41,65,7100,0
Contribuição (p.p.)4,71,10,1-0,15,9
consumidorinadimplenciaSerasa Experianvarejo.
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