Feirão do Imposto será nesse sábado

Com a proposta de buscar a simplificação tributária, a aplicação eficiente e transparente dos tributos e impostos arrecadados e mobilizar a população para a assinatura do documento ‘Assina Brasil’, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), junto com os movimentos de jovens empreendedores e empresários de diversos estados brasileiros e parceiros da instituição, realizará no dia 21 de setembro (sábado), a 11ª edição do Feirão do Imposto. O Walmart Brasil apóia a iniciativa e participa do Feirão do Imposto com espaços disponíveis em cinco unidades nos municípios de São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Curitiba, onde serão expostos produtos com valores sem e com impostos, orientação sobre a alta carga tributária brasileira e coleta de assinaturas para o documento ‘Assina Brasil’, do Movimento Brasil Eficiente (MBE).

Segundo um dos coordenadores nacionais do Feirão do Imposto, Renato Cortez, serão desenvolvidas atividades que buscam, além de alertar, conscientizar sobre a alta carga tributária brasileira. Uma das formas de chamar a atenção do público para a questão da carga tributária será mostrar os valores dos tributos que incidem nos produtos e serviços no País e de que forma esses custos impactam na vida da população. Por isso, os estados participantes estão programando a exposição de produtos para evidenciar a diferença dos preços com e sem impostos, além de sortear o direito de compra de apartamento, carros, motos e eletrodomésticos sem a cobrança de tributos. Em algumas cidades, o consumidor poderá abastecer veículos sem a cobrança de impostos – que podem chegar a 53,03% do valor do combustível, segundo informações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Uma das novidades do Feirão do Imposto em 2013 será o ‘Segredo da Caixa’. A intenção é instalar caixas em locais estratégicos das cidades participantes, de preferência em espaços de grande movimentação de público. Nesses locais, haverá letreiro com a frase ‘Veja para onde está indo o dinheiro de seus impostos’. Os interessados poderão visualizar, por meio de olho mágico parecido ao de uma porta, o que existe dentro da caixa e de que forma o dinheiro dos impostos está sendo utilizado. Cada movimento de jovens nos estados fará a escolha da imagem que pretende mostrar ao público. Esse será o efeito surpresa da caixa.

Após verificar o que há dentro do recipiente, o público será convidado a responder a pergunta ‘Você concorda que o Brasil está desperdiçando seu dinheiro?. Os que responderem sim vão receber a mensagem ‘Então ajude a fazer um Brasil melhor e participe da campanha’. O participante poderá, por meio de seu perfil nas redes sociais, compartilhar a mensagem para amigos e outras pessoas. Neste ano, a ação nacional terá a participação, até o momento, de 19 estados e aproximadamente 100 cidades.

dofeiraoimpostonessesabadosera
Comentários (0)
Adicionar Comentário