Acesso à internet pela TV cresce 40% em 2017, aponta IBGE

0 1.352

O número de domicílios com acesso à internet pela televisão cresceu 40% em 2017, para 7,43 milhões. Os dados são de pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostrou, também, que segue em expansão o uso de celular como meio de navegação na rede, enquanto cai o uso de tabletes e microcomputadores.

A proporção de domicílios com TV teve uma leve queda, mas o aparelho ainda está presente em 96,8% das residências brasileiras. A TV conectada, no entanto, está em expansão. Em 2016, 7,7% dos domicílios brasileiros tinham TV com acesso à internet, número que subiu para 10,6% em 2017.

Já o percentual de domicílios com celular conectado saltou de 60,3% para 69%. No ano passado, 48,15 milhões de famílias brasileiras acessavam a internet pelo celular, uma alta de 15%. A pesquisa mostrou, ainda, que se mantém no país a tendência de internautas abandonarem os microcomputadores, seja desktop ou notebook, e tabletes para acesso à internet.

O percentual de domicílios com microcomputadores (desktop e notebooks) sendo usados para acesso à internet caiu de 40,1% para 38,8% entre 2016 e 2017, enquanto o de tablets caiu de 12,1% para 10,5%.

Avanço das smart TVs

Para a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, o acesso à rede via tablet pode estar migrando para a televisão. “Com essa troca das TVs de tubo pelas Smart TVs, por causa do desligamento do sinal analógico, esses acessos que se faziam em casa pelo tablete podem ser feitos agora pela televisão”, avalia a pesquisadora do IBGE.

A mudança no padrão dos smartphones também é sugerida como uma das causas para as pessoas aposentarem os tablets. “Existem celulares que já têm um tamanho, em polegadas, já bem grande”, apontou Maria Lúcia. Questionada se a pesquisa aponta para uma mudança de hábito no consumo de conteúdo online, Maria Lúcia destacou que ela reforça o que outro levantamento do IBGE já apontou: vídeos são o segundo principal conteúdo acessado na rede.

“A gente não está investigando nesta pesquisa o que as pessoas fazem [quando acessam a internet] Mas outra pesquisa que a gente divulgou mostrava que a maior parte do acesso pelo celular é para o envio de mensagem e a segunda motivação para acessar a internet seria ver vídeos e filmes”.

70% dos domicílios conectados

Em 2017, o acesso à internet passou a estar presente em 70% dos domicílios brasileiros, contra 63,6% um ano antes. Isso significa que 49,2 milhões de residências estavam conectadas à rede de computador no ano passado, alta de 12% em relação ao ano anterior, quando 44 milhões de domicílios tinham internet.

Até 2013, menos da metade dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Somente em 2014 o país ultrapassou a marca de 50% dos lares conectados. “O acesso à internet continua aumentando, especialmente por celulares e pela televisão. É uma novidade o acesso pela TV ter superado o de tabletes”, enfatizou a gerente da pesquisa do IBGE, Maria Lúcia Vieira.

Fonte G1
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.