Skol é a marca brasileira mais valiosa do país, segundo o ranking BrandZ Brasil Top 60 elaborado pelas consultorias Kantar e WPP. A empresa ocupa o topo da lista há seis anos e em 2018, lidera com valor de US$ 8,2 bilhões.
Em segundo lugar aparece Bradesco, com valor de US$ 7 bilhões – um crescimento de 58% em relação a 2017. Em seguida aparecem Itaú ( US$ 6,2 bilhões), Brahma (US$ 4,4 bilhões) e Globo (US$ 4,3 bilhões). As 60 marcas mais valiosas somam US$ 65 bilhões.
Realizado anualmente, o ranking combina dados financeiros da Bloomberg e da Kantar Millward Brown com opiniões de consumidores obtidas em 1 mil entrevistas, com mais de 54 mil consumidores latino-americanos em 34 categorias. Também é utilizada a percepção do consumidor para determinar a contribuição da marca, medindo a influência somente da marca no valor financeiro em uma escala de 1 a 5 (sendo 5 a mais alta) – ou seja, por que os consumidores escolhem a marca e pagam mais caro por ela.
De acordo com os especialistas responsáveis pelo estudo, cinco “princípios vitais” contribuem para o crescimento e sucesso de uma marca no Brasil: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais), o chamado “love brand”. Dentre os setores que mais cresceram no país estão bancos, serviços e varejo.
A marca que mais cresceu este ano foi a Havaianas, com aumento de 156% – o que a fez subir 23 posições no ranking em relação ao ano passado. Em seguida aparecem Magazine Luiza (+ 133%), Banco do Brasil (+ 127%) e Arezzo (+ 101%). “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a ‘brasilidade’ para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, explica Eduardo Tomita, CEO da Kantar Consulting para América Latina.
Confira o ranking das marcas:
Marca | Valor de mercado 2018 (US$) | Valor de mercado 2017 (US$) | Variação |
1. Skol | 8.263 | 8.146 | 1% |
2. Bradesco | 7.018 | 4.438 | 58% |
3. Itaú | 6.198 | 4.359 | 42% |
4. Brahma | 4.478 | 4.385 | 2% |
5. Globo | 4.318 | 4.123 | 5% |
6. Antarctica | 2.977 | 2.854 | 4% |
7. Bohemia | 1.605 | 1.570 | 2% |
8. Sadia | 1.469 | 1.884 | -22% |
9. Ypê | 1.399 | 1.132 | 24% |
10. Natura | 1.350 | 1.256 | 7% |
11. Ipiranga | 1.265 | 976 | 30% |
12. Embratel | 1.140 | – | n/a |
13. Lojas Americanas | 1.025 | 731 | 40% |
14. Net | 939 | – | n/a |
15. Porto Seguro | 922 | 640 | 44% |
16. Vivo | 874 | 775 | 13% |
17. Renner | 820 | 684 | 20% |
18. Caixa | 790 | 703 | 12% |
19. Petrobras | 788 | 719 | 10% |
20. Pão de Açúcar | 768 | 442 | 74% |
21. Vale | 767 | 396 | 94% |
22. Drogasil | 757 | 624 | 21% |
23. Amil | 706 | 519 | 36% |
24. Smiles | 660 | 391 | 69% |
25. Cielo | 634 | 730 | -13% |
26. Schin | 622 | 460 | 35% |
27. Magazine Luiza | 609 | 261 | 133% |
28. Iguatemi | 595 | 480 | 24% |
29. Droga Raia | 589 | 491 | 20% |
30. Seara | 528 | 549 | -4% |
31. Havaianas | 474 | 185 | 156% |
32. Casas Bahia | 472 | 283 | 67% |
33. Netshoes | 469 | 637 | -26% |
34. CVC | 464 | 301 | 54% |
35. Anhanguera | 458 | 333 | 38% |
36. Localiza | 437 | 255 | 71% |
37. Odontoprev | 432 | 319 | 35% |
38. Banco do Brasil | 425 | 187 | 127% |
39. B3 | 425 | 272 | 56% |
40. Ypióca | 413 | 340 | 21% |
41. SBT | 375 | 345 | 9% |
42. Multiplus | 344 | 365 | -6% |
43. Extra | 337 | 249 | 36% |
44. Perdigão | 331 | 371 | -11% |
45. Arezzo | 327 | 163 | 101% |
46. Fleury | 327 | 206 | 58% |
47. Bauducco | 325 | 281 | 16% |
48. Totvs | 313 | 283 | 11% |
49. Estacio | 313 | 159 | 96% |
50. Suvinil | 292 | 234 | 24% |
51. Buscapé | 284 | 176 | 61% |
52. Vitarella | 281 | – | n/a |
53. BTG Pactual | 271 | 248 | 9% |
54. Vigor | 265 | 366 | -27% |
55. Tigre | 257 | 249 | 3% |
56. Dorflex | 247 | 218 | 13% |
57. Gol | 244 | 226 | 8% |
58. MRV | 206 | 196 | 5% |
59. Friboi | 200 | 208 | -4% |
60. Hering | 187 | – | n/a |