6 dicas de networking para introvertidos

0 4.124

A introversão não é, necessariamente, empecilho para nenhuma carreira. Inclusive, vários estudos mostram que há benefícios profissionais em ser introvertido. Uma das pesquisas, da professora de Harvard Francesca Gino, reporta que quando se trata do cotidiano de trabalho em equipe, o método de liderança dos introvertidos pode ser mais eficiente.

No entanto, cientificamente falando, a introversão pressupõe uma sensibilidade diferente para estímulos, inclusive os de cunho social. Isso significa que as interações muito prolongadas podem esgotar as energias mais rapidamente para eles do que para os extrovertidos.

Por isso, há práticas de sociabilidade que são totalmente fora da zona de conforto de uma pessoa introvertida. Uma delas é o networking — ou trabalhar para ampliar a rede de contatos profissionais —, importante ferramenta de carreira (até na hora de procurar emprego). Mas, existem artifícios que podem tornar a experiência de fazer network mais agradável (ou menos desconfortável) para os introvertidos. O portal Na Prática separou alguns.

1. Socializar de forma casual com uma pessoa

Nem todo networking precisa acontecer em um grande evento. Uma conversa casual com outra pessoa pode dar aos introvertidos oportunidade de mostrar sua alta capacidade de escuta e ainda proporcionar uma conexão mais sólida. Para isso, serve chamar alguém para um café, ou qualquer tipo de atividade que promova interação particular.

2. Estar preparado para sair da zona de conforto

Quando a ocasião de networking for marcada, o introvertido pode se preparar mentalmente para small talks com desconhecidos. Se existir uma lista de quem vai comparecer, é uma boa separar as pessoas interessantes para um diálogo e pesquisar sobre elas. Assim, começar a conversa vai ser mais fácil, e não vai faltar assunto.

3. Evitar parecer desconfortável

É importante parecer engajado como evento e satisfeito conhecer pessoas novas. Tentar mostrar-se animado em interagir – mesmo que o entusiasmo não seja real – vai deixar os outros confortáveis. E, consequentemente, vai proporcionar um diálogo mais leve e natural.

4. Seja fiel à sua personalidade

Não tem nada de errado em não ser (e não querer ser) o centro das atenções. Se não é algo que faz da pessoa confortável, por introversão ou outros motivos, não precisa ser forçado. Dá para mostrar outras qualidades – como ser um bom ouvinte – e ainda fazer boas conexões profissionais.

5. Recarregar as energias

Depois de uma atividade com intensa interação social, quem é introvertido deve procurar recarregar suas energias para não se sentir esgotado. Não importa o que ajude a se recuperar: uma atividade mais calma, uma caminhada no parque, ou tempo sozinho para reflexão. Não significa que a introversão é totalmente oposta à sociabilidade (o que não é verdade), mas, sim, que as pessoas com essa característica se esgotam mais facilmente com ela. Nada que um bom tempo sozinho não resolva e o deixe pronto para outra!

6. Fazer networking online

Na era da tecnologia, é possível fazer network online. Exige mais consistência e dedicação, mas pode ser a melhor escolha para os introvertidos que preferem evitar os eventos presenciais a qualquer custo. Para o networking nas redes, é preciso estabelecer uma presença ativa em plataformas como Twitter, LinkedIn e Quora. Antes de começar a interagir com outros profissionais da sua área, investir no perfil é essencial para passar uma boa imagem.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.