‘Não me preocupa que as máquinas pensem como as pessoas. Eu me preocupo que haja pessoas que pensam como máquinas’

0 520

O CEO da Apple, Tim Cook, diz que é imprescindível “inserir” humanidade nos futuros avanços da tecnologia para garantir que tenham efeitos positivos. Ao falar sobre inteligência artificial na Conferência Mundial sobre Internet, na China, Cook defendeu o desenvolvimento de AI. “Nunca antes o futuro tinha oferecido tantas possibilidades com tecnologias que podem mudar o mundo”, afirmou.

Ao mesmo tempo, Tim Cook rebateu comentários de que é preciso humanizar mais os esforços de AI. “Não me preocupa que as máquinas pensem como as pessoas. Eu me preocupo que haja pessoas que pensam como máquinas”, explicou.

Cook debateu o assunto com os executivos-chefes das principais empresas de tecnologia do mundo, como Google e Alibaba. Reunidos na abertura da conferência, os CEOs e os gurus da tecnologia global destacaram as imensas possibilidades que se abrem com a inteligência artificial, mas alertaram sobre importantes riscos para a segurança e a privacidade, pedindo uma maior cooperação internacional. “A rede industrial global experimentará mudanças profundas, com as máquinas assumindo a maioria dos trabalhos repetitivos, com a criação de mais empregos criativos”, afirmou.

Já Sundar Pachai, do Google, acredita que há uma “grande revolução em andamento”. Por isso, ele destacou a importância da formação digital contínua dos profissionais. “A automatização e a inteligência artificial vão mudar a natureza do emprego”, afirmou Pachai.

Para Chuck Robbins, executivo-chefe da Cisco Systems, a maior fabricante mundial de tecnologia de redes informáticas, será preciso uma “nova era de cooperação internacional” devido à complexidade dos avanços que estão sendo desenvolvidos. Fundador da Xiaomi, Lei Jun, afirmou que a chave para o futuro estará na “convergência” de todos os setores tecnológicos nas comunicações móveis, possível graças à chegada do padrão 5G, que entrará em funcionamento em breve na China.

O russo Yevgeny Kaspersky, fundador da Kaspersky Lab, descreveu um panorama que pode ser “aterrorizante” por causa de cibercriminosos altamente preparados, o que também requer, nesse sentido, uma maior cooperação internacional dos países.

A presença de Tim Cook (Apple), Sundar Pachai (Google) e Chuck Robbins (Cisco) ao lado dos chineses Jack Ma (Alibaba), Pony Ma (Tencent), Robin Lee (Baidu) e Lei Jun (Xiaomi) representou uma vitória política para o governo da China, já que as três primeiras edições não tinham atraído líderes empresariais do Ocidente.

A 4ª edição da Conferência Mundial sobre Internet, realizada na cidade de Wuzhen, termina na próxima terça-feira e ocorre enquanto a China aumenta a censura sobre a rede. Nos últimos meses, o WhatsApp foi bloqueado no país. Já os serviços de VPN que permitem furar a censura chinesa estão sob a mira das autoridades locais.

A Apple, por exemplo, retirou de sua loja de aplicativos na China tanto programas que ajudavam os usuários a usar VPN como outros proibidos pelo governo local, como o Skype. A presença de Pichai na conferência chamou especial atenção, já que os serviços do Google seguem bloqueados na China.

Fonte Época Negócios
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.