De Carrefour a Magazine Luiza e Renner: quais são as varejistas mais eficientes do Brasil, segundo o Ibevar

0 1.148

Carrefour, Magazine Luiza, Renner, Natura, McDonald’s  e Lojas Americanas estão entre as varejistas mais eficientes do país. Essa classificação faz parte do ranking das 120 Maiores Varejistas do Brasil, feito pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar). O recorte por eficiência na operação física dessas varejistas foi divulgado pelo InfoMoney.

As 120 varejistas de maior porte no país foram listadas em ordem de eficiência em unidades presenciais. “As redes com porte menor do que esse têm uma participação pouco significante no segmento de bens de consumo e serviços”, explica Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.

Essa eficiência total se mediu por meio de uma análise por envoltória de dados (DEA). Foram duas métricas de eficiência analisadas: o faturamento por número de lojas e o faturamento por número de funcionários. O Ibevar não usou o lucro como métrica porque nem todas as varejistas o divulgam.

As varejistas foram divididas em grupos: supermercados; lojas de eletrônicos e móveis; lojas de moda e esporte; drogarias e perfumarias; lojas de materiais de construção; fast foods e restaurantes; lojas especializadas; franquias; e lojas de departamento.

O nível máximo de eficiência foi definido com a nota 1. Diversas empresas podem ter essa mesma nota. O grau de ineficiência se mede pela distância até a nota 1: a empresa é menos eficiente quanto mais distante estiver desse máximo.

O ranking também colocou um benchmark a ser seguido por cada varejista. Essa empresa de comparação foi escolhida automaticamente pelo algoritmo do Ibevar, com base em características quantitativas próximas, como número de funcionários, de lojas e de faturamento.

Confira quais são as varejistas mais eficientes do Brasil:

Supermercados

Lojas de eletrônicos e móveis

Lojas de moda e esporte

Drogarias e perfumarias

Lojas de materiais de construção

Fast foods e restaurantes

Lojas especializadas

Franquias

Fonte InfoMoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.