Taxa de ruptura no e-commerce cai 3 pontos em abril

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Além de impactar negativamente a sua performance de vendas, a ruptura no e-commerce prejudica bastante a experiência do consumidor online.

Se deparar com um aviso de “produto indisponível” ou “avise-me quando chegar” naquele item que você está procurando pode ser frustrante. Mas além disso, quando há uma alta ruptura de estoque em determinada categoria, isso pode elevar temporariamente os preços dos produtos, atingindo o bolso dos consumidores.

Por isso, a gente analisou a ruptura online no mês de abril de 2021 para algumas das principais categorias de produtos. Para conferir os dados em tempo real, basta acessar o Relatório de Disponibilidade de Estoque no E-commerce.

Qual foi a taxa de ruptura de estoque no e-commerce em abril de 2021?

A ruptura de estoque no e-commerce em abril de 2021 foi de 33,6%, aproximadamente 3 pontos percentuais abaixo da taxa de ruptura em março. Na prática, isso significa que de cada 100 produtos à venda em diversas lojas online, 33 estavam indisponíveis para o consumidor.

Para calcular a taxa de ruptura online, observamos a indisponibilidade de produtos de 7 categorias entre os dias 1º a 30 de abril:

  • Alimentos e Bebidas;
  • Produtos para Bebês;
  • Beleza e Perfumaria;
  • Cuidados Diários;
  • Pet Shop;
  • Saúde;
  • Utilidades Domésticas.

Durante a maior parte do período, o nível de estoques oscilou ciclicamente. Contudo, no dia 29 de abril houve um aumento relevante na indisponibilidade de produtos em todas as 7 categorias: neste momento, o índice de ruptura atingiu 37,4%, o pico para o mês de abril.

Como foi a ruptura de estoque no e-commerce por categoria em abril de 2021? 

Saúde

Em abril, a indisponibilidade de produtos na categoria de Saúde foi de 26,2%, um crescimento de 0,9% em comparação com março.

Houveram dois aumentos relevantes na taxa de ruptura do segmento: o primeiro no dia 8 de abril e o segundo no dia 29 de abril, momento de maior ruptura em todo o mês.

Com isso, a categoria de Saúde encerrou abril com uma disponibilidade de produtos 2,9% menor em relação ao início do período, a maior queda relativa entre todas as categorias.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque para a categoria de Saúde. Em abril, 73,8% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra. 

Pet Shop

Já a categoria de Pet Shop teve a maior taxa de ruptura de estoque: no mês de abril, 43,5% dos produtos do segmento estavam indisponíveis para compra, um aumento de 1,2% em relação a março.

Na primeira metade do mês, os estoques de Pet Shop tiveram oscilações regulares em seus níveis. A partir do dia 15 de abril, porém, a disponibilidade na categoria caiu e não conseguiu mais retomar o patamar visto na primeira quinzena do mês — no último dia de abril, a disponibilidade de produtos foi 2,5% menor do que no início do período.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque na categoria de Pet Shop. Em abril, 56,5% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra.

Cuidados Diários

Em abril, a categoria de Cuidados Diários teve uma taxa de ruptura de 34,7% no e-commerce, uma melhora de 1,5% em relação a março.

No mês, houveram três quedas expressivas na disponibilidade de estoques: a primeira no dia 5 de abril, a segunda no dia 10 de abril, e a terceira no dia 29 de abril.

Cada uma dessas quedas, porém, foi seguida por uma reposição dos estoques, de tal forma que no final do mês a disponibilidade de produtos foi apenas 1% menor do que no início do período.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque na categoria de Cuidados Diários. Em abril, 65,3% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra.

Alimentos e Bebidas

A categoria de Alimentos e Bebidas teve uma ruptura média de 36,2% em abril, uma melhora de 0,5% em relação ao mês de março. Entretanto, ao longo do período houveram algumas quedas expressivas na disponibilidade de produtos.

A principal delas ocorreu no dia 14 de abril, momento de maior ruptura em todo o mês: 39,6%. Logo em seguida, porém, houve uma reposição dos estoques, que se mantiveram relativamente estáveis até o dia 29 de abril, quando ocorreu outro aumento relevante na indisponibilidade de produtos.

Com isso, Alimentos e Bebidas encerrou o mês com uma disponibilidade de estoque de 63,1%, ou 0,8% a menos do que no início de abril.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque de Alimentos e Bebidas. Em abril, 63,8% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra.

Beleza e Perfumaria

No mês de abril, a taxa de ruptura na categoria de Beleza e Perfumaria foi de 24,2%, uma pequena melhora de 0,4% em relação a março.

Na maior parte do período, a disponibilidade dos produtos se manteve relativamente regular, excetuando duas quedas mais expressivas nos dias 5 e 10 de abril. Logo em seguida, porém, os estoques foram repostos.

Assim, Beleza e Perfumaria encerrou abril com uma disponibilidade apenas 0,4% menor em relação ao início do mês.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque para Beleza e Perfumaria. Em abril, 75,8% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra.

Produtos para Bebês

Na categoria de Produtos para Bebês, a taxa de ruptura em abril foi de 29,6%, uma melhora de 1,4% em relação a março.

Ao longo do mês, houveram quedas relevantes na disponibilidade de produtos nos dias 8, 14 e 29 de abril. Os estoques, porém, foram repostos pouco tempo depois.

Dessa forma, a categoria de Produtos para Bebês encerrou o mês com uma disponibilidade apenas 0,2% menor em relação ao início de abril.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque na categoria de Bebês. Em abril, 70,4% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra. 

Utilidades Domésticas

Na categoria de Utilidades Domésticas, a taxa de ruptura foi de 40,9%, o que representa uma melhora de 3,5% em relação a março.

Durante a primeira quinzena, o nível dos estoques se manteve relativamente estável. A partir do dia 16 de abril, porém, houve um aumento na disponibilidade dos produtos, fazendo com que o mês fechasse com um saldo positivo de 1,9% em relação ao início de abril.

Mesmo com essa melhora ao longo do mês, Utilidades Domésticas ainda foi a segunda categoria com maior taxa de ruptura no e-commerce, atrás apenas do segmento de Pet Shop.

ruptura estoque e-commerce abril 2021

Disponibilidade de estoque de Utilidades Domésticas. Em abril, 59,1% dos produtos da categoria estavam disponíveis para compra.

 

Fonte DCX
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