Varejo on-line de alimentos e bebidas cresce 6% em 2020

0 1.270

Uma pesquisa da consultoria Comscore mostra que o varejo eletrônico de alimentos, supermercados e mercearia cresceu 6% em volume de usuários únicos no comparativo entre dezembro de 2019 e 2020. Apesar da audiência desse setor apresentar preferência de consumo via mobile, houve acréscimo de 30% entre usuários de dispositivos desktop neste período. O público feminino representou quase 60% da concentração de usuários, registrando uma afinidade 17 vezes acima da média da internet.

“Diante dos novos desafios encontrados nos últimos meses e da mudança de comportamento dos consumidores, o mercado de venda de comidas e bebidas se reinventou por meio do e-commerce. Além disso, com mais tempo em casa as pessoas também desafiaram-se na cozinha e colocaram seus dotes culinários em ação. Por isso, a busca on-line por serviços delivery de supermercados e restaurantes apresentou altas nas redes; portais ligados a receitas e dicas culinárias também tiveram alta de acesso e bom posicionamento em nossa análise”, comenta Eduardo Carneiro, diretor geral da Comscore.

A análise destaca que a média de consumo de conteúdos on-line da subcategoria de retail teve acréscimo de mais 160% no total de minutos acessados na rede e mais de 128% de minutos consumidos a cada visitante dos portais em relação a 2019. A média de consumo foi de aproximadamente 40 horas de acesso a conteúdos relacionados ao assunto, e 45 minutos de audiência média por internauta.

A subcategoria “lifestyle food”, com sites que fornecem avaliações sobre restaurantes, receitas, dicas de culinária e planos de refeição, também apresentou comportamento similar ao do varejo alimentício, com picos de audiência no início da pandemia da Covid-11 (abril e maio). Em dezembro, com a escalada da segunda onda do vírus, os resultados voltaram a apresentar acréscimo.

Entre os temas que despertam mais interesse, estão: as bebidas alcoólicas, que representam 36 milhões de usuários; a cozinha como opção de vida mais saudável para mais de 30 milhões de pessoas; o delivery como preferência de 36 milhões de indivíduos; e a identificação de 13 milhões de consumidores como aspirantes a chef.

Compras on-line e delivery

Ifood, UberEats e Rappi aparecem como líderes entre os apps de delivery de comida. Ainda assim, novos players que estrearam em 2020 se tornaram destaque nos serviços. Zé Delivery, 99 Food e Cornershop alcançaram respectivamente 3,3 milhões, 2,3 milhões e 1,3 milhões de usuários em dezembro.

A indústria de bebidas alcóolicas garantiu mais de um bilhão de impressões entre janeiro e novembro de 2020 em relação ao inventário de publicidade online para desktop. Em agosto de 2020, cerca de 30% dos consumidores de álcool navegaram em players de e-commerce do segmento. Em relação a sites de compra de vinhos, a alta foi de mais de 150% no volume de usuários. As marcas Evino, Ambev e Diageo compõem 71% do share de publicidade dessa categoria.

Lifestyle food

Entre os sites de receita mais populares, estão: Tudo Gostoso, Receitas.com (Gshow), Receitas Nestlé, Comidinhas Do Chef e Tudo Receitas. O destaque foi para o site Receitas Nestlé, que aumentou seu número de visitas em mais de 60%, seguido pelo Tudo Gostoso, que teve acréscimo de quase 20% entre os visitantes.

A elevação na média de visitas também foi verificada nos sites das marcas Seara (107%), Ajinomoto (57%), Sadia (32%), e Perdigão (8%). A performance da categoria de publicações e sites de receitas também foi impulsionada nas redes sociais, com mais de 84 milhões de interações em todas as redes entre os mais de 59 milhões de usuários.

 

 

 

 

Fonte Propmark
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.