iFood lança vale-refeição em busca da liderança no mercado

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Com a chegada das plataformas de entrega, como iFood, Rappi e UberEats, as soluções de delivery se multiplicaram: o telefone ficou de lado, e os aplicativos passaram a entregar tudo o que se possa imaginar.

O iFood é pioneiro nesse setor. A plataforma de delivery faz a intermediação de todo o processo de compra entre o cliente final e os estabelecimentos comerciais — desde o pagamento até a entrega.

Recentemente, a empresa passou a contar com a oferta de itens de mercados, mas o carro-chefe continua sendo as refeições prontas. Para se tornar líder desse mercado, o iFood lançou o seu próprio vale-refeição, que serve também como um vale-alimentação.

O iFood já estreia com concorrentes de peso. O segmento de cartões-benefício é liderado por empresas como Alelo, Ticket, VR e Sodexo. Mas mesmo sabendo do desafio à frente, o iFood topou entrar no páreo.

Isso porque o cartão-benefício é uma forma de a plataforma ampliar sua participação no ramo B2B (business-to-business). Ao oferecer a solução dos vales para as empresas, o iFood ganha mais uma jarda no campo de serviços financeiros. Com isso, a empresa passa a ter três tipos de clientes: os que usam o aplicativo para pedir comida, os restaurantes e mercados, e as empresas que contratam os cartões-benefício para seus funcionários.

Apesar da nova empreitada no ramo de serviços financeiros, o iFood diz que sempre foi e continuará sendo uma empresa de refeições.

Refeições no B2B

Antes de ter o VR para os consumidores, o iFood já tinha lançado um cartão corporativo para empresas. Chamada de iFood Office, a solução ajudava empresas a organizar o custeio de refeições no ambiente de trabalho, como happy hours e outras comemorações. O lançamento do cartão-benefício para funcionários — que é uma espécie dois-em-um, por servir para compras em restaurantes mercados — completou essa solução.

“A jornada de trabalho vai ser híbrida daqui para a frente, então o pacote de benefícios precisa mudar. O profissional não almoça mais todos os dias do lado do escritório: um dia ele estará na empresa, no outro estará trabalhando em casa, ou até na casa de um amigo ou familiar. O iFood Refeição atende a todas essas situações”, explicou Paula Rabelo, diretora do braço do iFood que oferece soluções para empresas, ao 6 Minutos.

Ela conta que mais de 500 empresas já aderiram à base do VR do iFood, e que esse número vem crescendo exponencialmente.

A princípio, o cartão era usado somente no ambiente digital — ou seja, só para pedir uma refeição nos mais de 200 mil parceiros do iFood cadastrados no aplicativo. Agora, alguns restaurantes credenciados à plataforma também aceitam o benefício no consumo presencial, por meio de um pagamento digital.

Segundo a diretora da empresa, o custo do serviço é baseado somente nas taxas cobradas pelas adquirentes (administradoras das máquinas de cartão).

Diversificação do iFood

A facilidade tende a ser o grande chamariz para as empresas, especialmente as que têm menos funcionários. Os empreendedores individuais e as pequenas e médias empresas tendem a ser o público que o iFood pretende abocanhar — com o perdão do trocadilho — nessa nova solução.

O usuário vai receber um valor fixo mensal no cartão-benefício e poderá utilizar esses recursos em estabelecimentos que aceitam o vale-refeição ou o vale-alimentação. Essa é outra solução que veio para casar com a nova realidade do trabalho remoto: quem precisar fazer mais refeições em casa poderá optar por comprar os ingredientes no mercado e fazer a própria comida — tudo usando o vale recebido pela empresa.

A questão principal dessa lógica é a fidelização do cliente. Com um cartão-refeição comum em mãos esse usuário pode decidir se usa o aplicativo do iFood, alguma plataforma concorrente (Rappi e UberEats, por exemplo), ou se vai a um restaurante presencial para consumir sua refeição.

Ao centralizar a plataforma de pagamento do benefício, o iFood acaba fidelizando o seu público. Com o iFood Refeição em mãos, as opções de consumo do usuário são diversas, mas todas dentro da plataforma da empresa. O poder de serviços da plataforma só crescerá.

Fonte e-commerce Brasil
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