Comércio físico terá que se adaptar no pós-pandemia

0 523

O comércio físico vai ter que se adaptar depois desse longo período de quarentena. É preciso continuar a investir no digital, mas é preciso também investir numa nova experiência de venda, porque o consumidor nunca mais será o mesmo.

Denis Santini, empresário, professor universitário e especialista em marketing, varejo e franquias, é categórico: “As empresas vão sair mais tecnológicas e as pessoas mais humanas. Tudo isso vai fazer com que tenhamos um novo normal. Quem vai se dar bem? Quem se adaptar primeiro”.

O professor acredita que com a reabertura gradual das lojas, o consumidor não irá de imediato às compras e, mesmo assim, o empresário irá encontrar um novo público. Para ele, o consumidor espera encontrar um varejo diferente e mais formas de comprar.

Existe é um desafio de opostos: lojas precisam oferecer algo a mais para o consumidor entrar, porque o consumidor retraído tem medo de se contaminar. A palavra é adaptação.

A primeira mudança será no espaço físico. Mais distância entre mesas, equipamentos e produtos, para não ter aglomeração. No setor de moda, por exemplo, quando as lojas reabrirem, como fazer para o público ter segurança para experimentar as roupas? “Já estão sendo criados espelhos virtuais. Na loja física, o espelho te escaneia. Ele te veste virtualmente”, conta Santini.

O consumidor, segundo Santini vai sair da quarentena mais exigente e com menos dinheiro no bolso: “O parcelamento veio pra ficar. Haverá uma readequação financeira. As pessoas vão consumir de marcas que se sentem mais seguras”.

Fonte G1
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.