Caos em cadeias de suprimentos provoca desperdício de alimentos

0 315

O desperdício de alimentos ganha novo significado na pandemia. Leite jogado fora em Wisconsin. Ovos esmagados na Nigéria. Uvas podres na Índia. Porcos enterrados em Minnesota.

As perturbadoras imagens provocaram indignação no mundo todo. Mas há um dado surpreendente: o desperdício pode não estar acima do normal, já que 30% da produção global de alimentos acaba em aterros sanitários.

A diferença agora é que, em vez de ser jogada fora por consumidores como lixo de cozinha, uma quantidade sem precedentes de alimentos é desperdiçada antes mesmo de chegar aos supermercados.

Culpe o caos nas cadeias de suprimentos. Globalmente, a produção é processada por meio dos chamados métodos just in time.

A produção das fazendas pode ser transportada para lojas ou restaurantes em apenas alguns dias, e a próxima carga de produtos agrícolas e gado pode estar no lugar destinado imediatamente.

Quando essas cadeias enfrentam desafios – como foi o caso de caminhões, portos, falta de mão de obra, paralisações de restaurantes e lentidão no comércio -, há um enorme estoque de suprimentos que nunca chega aos supermercados.

Isso provavelmente terá consequências devastadoras para a segurança alimentar. Os preços poderiam subir ainda mais, já que milhões passam por dificuldades financeiras devido ao impacto do Covid-19.

“As pessoas que mal conseguem se alimentar agora enfrentarão ainda mais problemas”, disse Marc Bellemare, coeditor do American Journal of Agricultural Economics. “O que me preocupa é o bem-estar humano.”

Antes da pandemia, cerca de US$ 1 trilhão em produção de alimentos acabava perdida ou desperdiçada.

A maior parte disso vinha do lixo doméstico: cerca de 40% nos EUA. Agora, como as pessoas se programam para ir menos aos supermercados e estão mais preocupadas com os preços, o desperdício das cozinhas deve cair, compensando outras perdas.

Alguns analistas dizem que o desperdício total ainda pode ser “potencialmente” maior este ano, mas nenhum entrevistado tem certeza de que a estimativa deve se materializar.

Consumidores têm escolhido itens com maior validade, preparam listas de compras para reduzir o tempo que passam no supermercado e se tornaram mais conscientes sobre hábitos culinários.

Dados do Reino Unido mostram que quase metade dos entrevistados disse que está jogando menos alimentos fora, de acordo com pesquisa encomendada pelo grupo ambiental Hubbub.

Fonte Infomoney
Notícias Relacionadas
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.